Brasileira Juliana Velasquez vence Macfarlane no Bellator 254 e se torna a nova campeã peso-mosca

Brasileira Juliana Velasquez vence Macfarlane no Bellator 254 e se torna a nova campeã peso-mosca

Realizado na madrugada de quinta-feira (10) – no horário de Brasília -, em Connecticut (EUA), o Bellator 254 consagrou Juliana Velasquez como nova campeã peso-mosca da organização. Na luta principal da noite, a brasileira superou a agora ex-campeã Ilima-Lei Macfarlane por decisão unânime dos jurados para ficar com o título feminino. De quebra, a representante da equipe Team Nogueira aumentou sua invencibilidade no MMA para 11 vitórias.

Além de Juliana, outros três brasileiros entraram em ação no card, mas não tiveram a mesma sorte. No co-main event, Matheus Mattos acabou derrotado pelo russo Magomed Magomedov, enquanto Ronny Markes e Robson Gracie Jr sofreram o nocaute técnico para Linton Vassell e Billy Goff, respectivamente.

Brasileira conquista cinturão inédito

Valendo o título peso-mosca feminino do Bellator, o confronto entre a campeã Ilima-Lei Macfarlane e a desafiante Juliana Velasquez começou com muito estudo por parte das duas lutadoras. Os primeiros assaltos foram praticamente idênticos, com a brasileira dominando o centro do cage, a havaiana tentando responder com contragolpes e tentativas de queda, mas ambas sem muita efetividade.

No terceiro round, Juliana abriu um corte no supercilio da oponente, que parece ter acordado no duelo, mas viu a carioca ser superior na parcial. No quarto assalto, com uma queda, Macfarlane – mesmo ensanguentada – foi melhor, enquanto no quinto e último round, com as duas já cansadas, Velasquez apenas administrou, sendo declarada vencedora por decisão unânime. A lutadora se tornou a primeira brasileira campeã peso-mosca do Bellator, que ainda tem Cris Cyborg como dona do título dos penas.

Compatriotas não têm mesma sorte

Bastante aguardado pelos fãs de MMA, o co-main event do Bellator 254 reuniu dois dos melhores pesos galos do mundo atualmente, ambos estreando na organização. Na prática, porém, o que se viu foi uma aula de Wrestling do russo Magomed Magomedov pra cima do brasileiro Matheus Mattos, da Pitbull Brothers.

Mattos até assustou no início da luta, mas ainda no primeiro round, o atleta natural do Daguestão – mesmo país de Khabib Nurmagomedov, campeão peso-leve e astro do UFC – começou seu domínio na luta agarrada. Assim seguiu durante os três assaltos, com o russo colado nas costas do brasileiro, que não conseguiu responder. No fim, triunfo por decisão unânime dos jurados para Magomed Magomedov.

Sem lutar desde junho do ano passado, quando entrou em ação pela PFL, Ronny Markes parece ter sentido a falta de ritmo contra Linton Vassell. Desde o primeiro assalto, o britânico impôs seu jogo e passou a maior parte do duelo por cima do brasileiro, no chão, trabalhando no ground and pound. E foi assim que o combate acabou, quando no segundo round, Ronny não conseguiu reagir a uma enxurrada de golpes.

Na luta que abriu o evento, Robson Gracie Jr colocou sua invencibilidade no MMA a prova com Billy Goff. Porém, o brasileiro não teve muita sorte. No segundo round, Robson recebeu uma bomba de direita e ficou desnorteado, restando a Billy apenas pressionar com golpes contra a grade até a interrupção do árbitro central. Agora, o faixa-preta de Jiu-Jitsu da família Gracie tem três vitórias e uma derrota em seu cartel.

RESULTADOS COMPLETOS:

Bellator 254
Uncasville, em Connecticut (EUA)
Quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Juliana Velasquez derrotou Ilima-Lei Macfarlane por decisão unânime dos jurados
Magomed Magomedov derrotou Matheus Mattos por decisão unânime dos jurados
Linton Vassell derrotou Ronny Markes por nocaute técnico no 2R
Romero Cotton finalizou Justin Sumter com um mata-leão no 1R
Shamil Nikaev derrotou Kemran Lachinov por decisão unânime dos jurados
Grant Neal finalizou Maurice Jackson com um mata-leão no 2R
Cody Law derrotou Kenny Champion por nocaute técnico no 3R
Billy Goff derrotou Robson Gracie Jr por nocaute técnico no 2R