Coach de Werdum conta os segredos da performance e cita a importância do foco para atletas de alto rendimento

Coach de Werdum conta os segredos da performance e cita a importância do foco para atletas de alto rendimento

Antes vindo de duas derrotas consecutivas, Fabrício Werdum conseguiu a reabilitação em sua carreira de uma maneira incrível. Em ação no UFC on ESPN 14, em Abu Dhabi, no final de julho, o ex-campeão peso-pesado teve uma atuação de gala e precisou de pouco mais de dois minutos para finalizar Alexander Gustafsson com um belo armlock, em luta que marcou o fim do seu contrato com o Ultimate. Apesar de ainda não saber qual será seu próximo passo no MMA, o brasileiro provou que, no auge de seus 43 anos, ainda tem lenha para queimar no esporte, e uma das razões para o seu bom desempenho está diretamente relacionada com a parte mental.

É cada vez mais comum que os atletas de alto rendimento procurem profissionais voltados à parte psicológica e motivacional no sentido de um melhor direcionamento para suas respectivas carreiras. A partir disso, Werdum passou a trabalhar com Eric Faro, peak performance coach, que passou a trabalhar com o “Vai Cavalo” a fim de resgatar a alta performance do lutador em todos os sentidos. O profissional, vale ressaltar, também auxilia Cris Cyborg, atual campeã peso-pena do Bellator, e outros atletas de MMA e Jiu-Jitsu.

Confira a entrevista com o Coach e saiba mais sobre o seu trabalho:

– Como foi o seu trabalho com o Fabricio Werdum?

Foi sensacional. O meu trabalho com o Werdum consistiu em elevar a consciência dele para o mais alto nível possível e resgatar a essência do campeão e um dos maiores lutadores da história do MMA. O meu objetivo principal era deixar o Werdum consciente, confiante e focado. Ele vinha de duas derrotas consecutivas e iria lutar com um atleta muito duro. A essência do trabalho foi muito parecida com meu primeiro trabalho com a Cris Cyborg, pois ela estava vindo de uma derrota para a Amanda Nunes, quando perdeu o cinturão e uma invencibilidade de 10 anos em apenas 51 segundos.

Em ambos os casos, uma nova derrota poderia afetar suas respectivas carreiras, renovações de contratos e, principalmente, a confiança e o foco necessários para continuarem a lutar em alto nível e voltarem a ganhar. O feedback dele e da equipe foi muito positivo, e graças a Deus, o resultado foi o melhor possível, com aquela performance extraordinária.

– Como você avaliaria o foco dele na última luta contra Alexander Gustafsson?

Como ele mesmo relatou, ele estava 100% preparado e focado. Minha missão de maximizar a performance do Werdum foi cumprida e a vitória foi uma consequência natural do nível de consciência, confiança, comprometimento, disciplina e foco em todos os aspectos de seu treinamento físico, técnico e mental.

– O que você vê em comum entre todos esses campeões com os quais trabalha?  

Eu vejo um altíssimo nível de comprometimento e disciplina em seguir as orientações para desenvolverem as habilidades de liderança e performance física, técnica e mental necessárias para maximizar o desempenho dentro e fora do octógono. Eles entendem que quando se chega no nível que chegaram, a liderança pessoal e a preparação mental são habilidades essenciais para continuarem com suas carreiras em alto nível.

– Qual a relevância de um trabalho de mind coach com atletas?

Primeiramente, quero esclarecer que eu sou mestre em liderança pela Universidade de San Diego, na Califórnia, e especializado em alta performance. Desenvolvo habilidades específicas para aumentar a performance mental dos atletas e meu trabalho consiste em uma visão holística do desenvolvimento humano, com pesquisas nas áreas de liderança, neurociências e alta performance. Hoje em dia, com os avanços tecnológicos e científicos, meu trabalho consiste em preparar e desenvolver suas habilidades de liderança pessoal e performance mental para lidarem com situações dentro e fora do octógono. Eu os preparo para estarem 100% focados na missão a ser cumprida.

– Hoje em dia existem vários coaches. O que o separa dos outros profissionais?

Eu não tenho como avaliar o trabalho de outros profissionais (coaches). Mas posso responder sobre o que eu faço para, até a presente data, estar invicto com todos os atletas de Jiu-Jitsu e MMA com os quais trabalhei. São 10 vitórias em 10 lutas. Eu Criei o DNA Method, um método de liderança e alta performance baseado em minhas pesquisas e experiências, o qual é fundamentado em quatro pilares: espiritualidade, liderança, alta performance e mindfulness. Isso tudo aconteceu após muitos anos de trabalho e pesquisa. Eu passei os últimos 23 nos EUA, onde investi aproximadamente meio milhão de dólares buscando conhecimento nas melhores universidades americanas. Além disso, eu posso dizer que tive a oportunidade de conhecer e conviver com pessoas extraordinárias.

– Como você vê a importância do foco para se conseguir uma vitória?

Considero o foco uma das habilidades mais importantes que desenvolvo com meus clientes. O treinamento que faço os leva a desenvolver o foco no mais alto nível, gerando a habilidade de ficarem imersos no presente, conscientes, concentrados e atentos aos pequenos detalhes que podem determinar um nocaute ou finalização.