Coluna da Team Nogueira: o que as artes marciais podem ensinar aos negócios? Minotouro fala sobre

Coluna da Team Nogueira: o que as artes marciais podem ensinar aos negócios? Minotouro fala sobre

Logo que o Rodrigo Minotauro conquistou o cinturão mundial do PRIDE, ele estava no auge da carreira e viveu um momento difícil dela. Ele tinha hérnia de disco na coluna e, por conta das dores, acabou se afastando dos treinos fortes por alguns meses. Um dia, porém, recebemos uma intimação do PRIDE, onde ele era campeão, falando que ele teria que colocar o cinturão em jogo mesmo machucado ou, do contrário, teria que abandoná-lo.

Meu irmão (Minotauro) já estava fazendo alguns tratamentos e nada funcionava, mas diante desta situação complicada, aceitou uma dica de um amigo nosso, o lutador Pedro Rizzo, que era um tratamento médico na Holanda. Então, fomos para a Holanda ver o que tinha de diferente neste tratamento que prometera acabar com as dores do Rodrigo.

Ao chegarmos, já no primeiro dia, o médico pediu para o Rodrigo agachar com 20kg de cada lado. Meu irmão questionou: “Eu mal posso andar, como vou agachar?”. Então, o médico insistiu e pediu para confiar no tratamento que em duas semanas teria resultados.

Para a nossa surpresa, a séries de agachamento e abdominais fizeram efeito, fortaleceram as pernas, estabilizaram os músculos do abdômen e, como o médico prometeu, em duas semanas o Rodrigo voltou a treinar. No mesmo dia meu irmão ligou para o Japão, muito contente, dando a boa notícia de que ele estava apto a treinar e, consequentemente, lutar.

Naquela mesma época no Japão, havia um lutador muito famoso chamado Bob Sapp, e ele era representante de um evento concorrente do PRIDE que se chamava K-1. Ele era tão famoso e impressionava pelo seu tamanho que aparecia na TV, fazia filmes, aparecia nas propagandas do metrô e nos outdoors. Sapp lutava Kickboxing, era um cara enorme, muito grande e explosivo, um ex-jogador de futebol americano e pesava 172kg. Naquela época, já havia estreado no MMA e sempre ganhava dos adversários no primeiro minuto de luta .

Era impressionante o tamanho e a explosão que aquele lutador tinha… Bob Sapp usava o tamanho a seu favor. Imagina uma montanha de 172kg vindo com toda velocidade em sua direção? Era coisa de louco. Quanto mais ele ganhava, mais popular ele ficava no Japão.

Nessa época os japoneses estavam organizando um grande evento de lutas: o PRIDE Dynamite, onde os dois eventos rivais, PRIDE e K-1, iam colocar seus principais lutadores para se enfrentarem em um estádio de futebol, com a proposta do evento ser o maior de artes marciais do mundo. Um evento no dia do Ano Novo para 110.000 pessoas…

Resumindo, o Rodrigo estava na Holanda na segunda semana do tratamento e o pessoal do PRIDE pediu para ele ir até o Japão fazer uma reunião, onde fizeram um grande desafio: lutar com o até então invicto Bob Sapp na luta principal do PRIDE Dynamite. O evento seria no estádio nacional de Tóquio para 110.000 pessoas, um recorde de público do MMA.

Imaginem quem era o favorito para vencer a luta?

· A luta foi muito badalada e transmitida para vários países

· O tempo máximo era de 20 minutos

Mas Rodrigo surpreendeu, e depois de tomar muito castigo, venceu a luta usando a técnica do Jiu-Jitsu. A arte suave salva, e salvou! Ele sabia que se trabalhasse nos pontos fracos do oponente conseguiria bons resultados. Porém, Bob Sapp estava com um excelente condicionamento físico e vinha treinando um Jiu-Jitsu mais defensivo. No entanto, a estratégia do meu irmão era atacar o tempo todo até fazer o gigante parar. E ele parou.

Hoje, o Jiu-Jitsu brasileiro (BJJ) é referência no mundo inteiro e praticamente todos os lutadores de MMA praticam em seus treinamentos para suas lutas, pois todos sabem que funciona. O Jiu-Jitsu é conhecido por fazer atletas bem menores utilizarem a técnica contra lutadores maiores e vencer. É uma arte marcial que trabalha com alavancas para forçar as articulações do adversário, além de trabalhar com estrangulamentos e outras posições. O intuito do Jiu-Jitsu é usar a força do próprio adversário para explorar os pontos fracos, portanto, o conceito é não somente usar a força física, mas também lutar com inteligência.

Tendo tudo isso em vista, o que podemos pensar ao trazer esta superação do meu irmão para o âmbito empresarial para melhorar a comunicação da empresa e as vendas é a experiência de saber que não basta focar somente no volume, na insistência ou na repetição. Isso é importante, sim. Mas não é tudo. É preciso ter estratégia e técnica, ir no ponto fraco, tocar naquele ponto que ela precisa de ajuda e ninguém mais conseguiu.

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Minotouro usou exemplo do irmão para retratar seu modelo de negócios (Foto arquivo pessoal)

Se você fizer isso bem com o seu marketing, vai alcançar resultados impactantes, vai aumentar a carteira de clientes e eles irão agradecer a você por finalmente ter encontrado uma empresa que entende de verdade o que ele precisa. As pessoas falam de você porque querem e não por que precisam… E este detalhe faz uma diferença muito grande. Eu tenho muito orgulho da minha faixa preta porque, para conseguir essa faixa, tive que aprender muito e uma das maiores lições que eu tive foi aprender a sua verdadeira arma: a técnica.

O que eu quero compartilhar com você é: não foque em força bruta, foque em um ponto em que o seu cliente precisa, e com esse conhecimento vai ser mais fácil para você para aumentar o seu faturamento. Aí você se pergunta: “Como eu fidelizo o meu cliente?”.

Bom, percebo que precisamos analisar os atletas que tiveram sucesso, os melhores professores, o que eles fazem de diferente e as marcas de sucesso, como elas aparecem. Utilizamos um processo de modelagem e analisamos os melhores resultados, assim como analisamos as necessidades dos nossos clientes e adversários e analisamos os pontos fortes de quem venceu nossos adversários. Você fideliza analisando, usando boas referências e ajudando os clientes a resolverem suas dores, suas necessidades e afins.