Com foco na inclusão, Mundial da SJJIF, marcado para novembro, busca seguir caminho olímpico; entenda

Com foco na inclusão, Mundial da SJJIF, marcado para novembro, busca seguir caminho olímpico; entenda

Por Yago Rédua

No mês de novembro, na Califórnia (EUA), entre os dias 8 e 10, acontece o Mundial de Jiu-Jitsu da SJJIF. O evento, além de uma grande celebração da arte suave, será também um espaço destinado a inclusão de todos os praticantes, sem nenhum tipo de restrição.

A edição vai contar com as disputas tradicionais, Parajiu-Jitsu, para atletas que possuem algum tipo de deficiência física, Special Jiu-Jitsu, para competidores que tenham alguma deficiência mental, e o Deaf, exclusivo para deficientes auditivos. À TATAME, o presidente João Silva citou essa iniciativa como parte do projeto olímpico da Federação.

“Pra gente é algo que faz parte da nossa trajetória olímpica. Vamos usar isso para não só construir as divisões, mas ajudar a desenvolver todo esse trabalho de inclusão. Aqui (na SJJIF), fazemos algo direcionado para um apontamento olímpico”, destacou João, que deu exemplos dos deficientes auditivos e algumas abordagens usadas nos combates.

“Os deficientes auditivos (Deaf) competem as divisões normais, mas com uma regra que ajuda um pouco mais, ao invés de apitar, o mesário joga um saquinho, além de ter mais sensibilidade e têm as outras partes também. Nós buscamos sempre fazer uma luta com mais igualdade possível e mais justa para todos os atletas”, concluiu o presidente.

Segundo a organização, estima-se que virão competidores para a modalidade Deaf de países como o Brasil, Japão, Canadá, México, Guatemala, Rússia, entre outros locais.

SERVIÇO:

Mundial de Jiu-Jitsu da SJJIF

Data: 8, 9 e 10 de novembro de 2019
Local: Long Beach, na Califórnia (EUA)
Inscrições: aqui