Com foco na inclusão, Mundial da SJJIF, marcado para novembro, busca seguir caminho olímpico; entenda

Publicidade

Por Yago Rédua

No mês de novembro, na Califórnia (EUA), entre os dias 8 e 10, acontece o Mundial de Jiu-Jitsu da SJJIF. O evento, além de uma grande celebração da arte suave, será também um espaço destinado a inclusão de todos os praticantes, sem nenhum tipo de restrição.

A edição vai contar com as disputas tradicionais, Parajiu-Jitsu, para atletas que possuem algum tipo de deficiência física, Special Jiu-Jitsu, para competidores que tenham alguma deficiência mental, e o Deaf, exclusivo para deficientes auditivos. À TATAME, o presidente João Silva citou essa iniciativa como parte do projeto olímpico da Federação.

“Pra gente é algo que faz parte da nossa trajetória olímpica. Vamos usar isso para não só construir as divisões, mas ajudar a desenvolver todo esse trabalho de inclusão. Aqui (na SJJIF), fazemos algo direcionado para um apontamento olímpico”, destacou João, que deu exemplos dos deficientes auditivos e algumas abordagens usadas nos combates.

“Os deficientes auditivos (Deaf) competem as divisões normais, mas com uma regra que ajuda um pouco mais, ao invés de apitar, o mesário joga um saquinho, além de ter mais sensibilidade e têm as outras partes também. Nós buscamos sempre fazer uma luta com mais igualdade possível e mais justa para todos os atletas”, concluiu o presidente.

Segundo a organização, estima-se que virão competidores para a modalidade Deaf de países como o Brasil, Japão, Canadá, México, Guatemala, Rússia, entre outros locais.

SERVIÇO:

Mundial de Jiu-Jitsu da SJJIF

Data: 8, 9 e 10 de novembro de 2019
Local: Long Beach, na Califórnia (EUA)
Inscrições: aqui

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade