Dentista Dr. Paulo Antonioli faz alerta para que lutadores mantenham a saúde bucal em dia

Publicidade

Estudos comprovam que infecções bucais podem interferir na recuperação de lesões musculares e até mesmo impedir o crescimento de massa magra, além de diminuir em até 22% a performance dos atletas. Por isso, é bastante importante cuidar da saúde bucal. O dentista Dr. Paulo Antonioli explicou essa relação e deu dicas para evitar que as doenças periodontais afetem o rendimento de lutadores nos treinos e nas lutas.

“Primeiramente, todo atleta, especialmente de esportes de combate, deve utilizar protetores bucais. Dito isto, vamos à relação entre a boca e o restante do corpo. A saúde começa pela boca. Cárie, gengivite, dente aberto, siso ou qualquer inflamação pode fazer com que bactérias entrem no sistema sanguíneo e sejam levadas para o restante do corpo. Portanto, é sempre bom se consultar regularmente com dentistas”, alertou.

Lesões musculares que demoram a sarar e cicatrizações lentas são só algumas das consequências que a falta de cuidado com a saúde bucal pode causar, para qualquer pessoa. As consequências podem ser ainda piores: problemas cardíacos e diabetes, por exemplo. Por conta disso, manter a higiene bucal, prestar atenção nos alimentos que são ingeridos e ir ao dentista deve fazer parte do camp de todo lutador.

“Ainda mais atletas, que consomem bastante carboidrato, cafeína, devem ter atenção redobrada. Escovar os dentes sempre após as refeições, escovar a língua também, usar o fio dental e se alimentar bem são algumas ações que não devem, de maneira alguma, ser deixadas de lado. Negligenciar a saúde bucal pode afetar o rendimento e, quanto mais tempo para se tratar, toda uma carreira”, concluiu o Dr. Paulo Antonioli.

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

Publicidade