OPINIÃO: após derrotas no UFC 299, o que esperar de Durinho, Malhadinho e Dos Anjos?

Superados no UFC 299, Gilbert Durinho, Malhadinho e Rafael dos Anjos têm diferentes projeções em suas respectivas carreiras

OPINIÃO: após derrotas no UFC 299, o que esperar de Durinho, Malhadinho e Dos Anjos?

Em ação no UFC 299, Gilbert Durinho, Jailton Malhadinho e Rafael dos Anjos foram derrotados no card (Foto: Reprodução)

Realizado no último sábado (9), o UFC 299 contou com seis brasileiros em ação e o aproveitamento esteve longe de ser satisfatório, com apenas dois deles – Michel Pereira e Philipe Lins – saindo vitoriosos. A expectativa era grande pelas apresentações de Gilbert Durinho, Jailton Malhadinho e Rafael dos Anjos, que no fim das contas, acabaram sendo derrotados por Jack Della Maddalena, Curtis Blaydes e Mateusz Gamrot, respectivamente.

Os reveses de Gilbert e Malhadinho chegaram até mesmo a provocar um ar de tristeza no fã brasileiro, tendo em vista que ambos faziam boas apresentações antes de serem nocauteados. No duelo de Durinho, por exemplo, dois dos três árbitros laterais pontuaram dois rounds a favor do brasileiro. Ou seja, cabia ao faixa-preta de Jiu-Jitsu, talvez, adotar uma postura mais cadenciada e estratégica para controlar as ações e assegurar a importante vitória, o que não aconteceu.

A dura derrota por nocaute no UFC 299 veio num péssimo momento para Gilbert Durinho, que antes do evento do último sábado, estava há quase um ano sem lutar e já vinha de revés anterior, para Belal Muhammad. O brasileiro, que vivia a expectativa de se aproximar de uma nova disputa de cinturão em caso de vitória contra Jack Della Maddalena, deve perder importantes posições no ranking da divisão meio-médio e terá a árdua missão de refazer a caminhada rumo ao topo da categoria.

A idade também é um fator que pode pesar contra o brasileiro. Aos 37 anos – completará 38 em julho -, Gilbert terá uma difícil concorrência caso queira refazer seu caminho rumo ao title shot. Atletas como Shavkat Rakhmonov (29 anos), Ian Machado Garry (26 anos), Jack Della Maddalena (27 anos) e Belal Muhammad (35 anos), entre outros, prometem não dar vida fácil a Durinho. Cabe ao faixa-preta de Jiu-Jitsu provar seu valor na divisão e mostrar que não será um “porteiro” nos meio-médios.

No card preliminar do UFC 299, Jailton Malhadinho era outro que vinha bem em sua luta. Enfrentando Curtis Blaydes, foi claramente superior no primeiro round e sua estratégia na luta agarrada vinha funcionando. Todavia, no segundo assalto, ao falhar em uma tentativa de queda, abriu brecha para ser golpeado e acabou nocauteado pelo americano, sofrendo sua primeira derrota em sete lutas no Ultimate.

O revés no UFC 299 foi muito lamentado, principalmente porque, em caso de vitória, Jailton Malhadinho ficaria bem próximo de uma disputa de cinturão no peso-pesado. O resultado negativo, no entanto, pode ser encarado como um “erro de percurso”. Como citado, o baiano vinha bem no combate e tem condições para reconstruir seu caminho em busca do sonhado title shot. Seu eficiente jogo no grappling, inclusive, pode ser um importante fator em uma divisão onde muitos não possuem especialidade nessa área.

Derrotado por Mateusz Gamrot no UFC 299, Rafael dos Anjos, por sua vez, vive uma situação um pouco mais complexa. Aos 39 anos, o ex-campeão contabiliza agora três derrotas nas últimas quatro lutas e vem conciliando duelos nas categorias peso-leve e meio-médio em suas apresentações mais recentes. Distante das primeiras posições no ranking das duas divisões, é a hora de priorizar, talvez, lutas mais rentáveis num aspecto financeiro (superlutas), e deixar um pouco de lado o aspecto competitivo? A conferir seus próximos passos.

O Ultimate já tem data para voltar ao Brasil. No dia 4 de maio, o UFC 301 será realizado no Rio de Janeiro. Caso sejam liberados de suas respectivas suspensões médicas a tempo, Gilbert Durinho, Jailton Malhadinho e Rafael dos Anjos teriam o importante incentivo de lutar em casa, com grande apoio da torcida a favor. Um ingrediente fundamental para reencontrarem o caminho da vitória.

Para mais notícias sobre o UFC 299, clique aqui