Destaque com e sem o quimono, Diego Pato almeja brilhar nos dois e garante: ‘Quero ser o melhor’

Publicidade

* Sucesso nas faixas coloridas, Diego Pato chegou à elite do Jiu-Jitsu mostrando boas performances e mantendo a rotina de títulos importantes. Só em 2021, o faixa-preta ganhou o ranking da AJP Tour e o World Pro, além de faturar a medalha de ouro no Pan No-Gi da IBJJF. Diante de um dilema que alguns atletas vivem de competir com ou sem pano, o craque da Cícero Costha sabe bem o que deseja: “ser o mais completo”.

Com essa mentalidade, Pato comentou à TATAME sobre como busca conciliar a preparação para os eventos com e sem quimono: “Sempre treinei muito mais de quimono do que sem, até para o Pan, eu não tive tanto tempo para me preparar, porque um pouco antes, teve o World Pro. Então, só treinei No-Gi por pouco tempo. Agora, eu tenho alguns eventos No-Gi no segundo semestre e estou treinando Wrestling e sem quimono para estar 100% preparado para esses desafios. Estou conciliando No-Gi e Gi, porque também tem eventos de quimono como o Pan Americano em setembro. Acredito que temos que ser completos. Quero ser o melhor e me empenho em tudo o que eu faço”, disse uma das promessas do Jiu-Jitsu, que tem apenas 22 anos.

Ao longo do bate-papo, Pato analisou seu primeiro título na elite do Abu Dhabi World Pro e todo o suporte financeiro e de estrutura oferecido pela AJP, além do sonho de estrear no Mundial da IBJJF como faixa-preta.

Confira outros trechos da entrevista com Diego Pato:

– Título do World Pro na faixa-preta

Foi o meu primeiro World Pro na faixa-preta e já me consagrei campeão. Não foi a minha primeira conquista na faixa-preta, mas uma das maiores que tive até o momento. O título de campeão do World Pro me dá a certeza de que estou no caminho certo, mais perto de chegar nos meus objetivos. Mas claro, é só o começo.

– Conquista do ranking da AJP Tour

Acredito que todos os atletas querem ser valorizados. A AJP, assim como a UAEJJF, tem valorizado os atletas tanto na premiação das categorias e do ranking, quanto no suporte e estrutura. Nesse último World Pro, alguns atletas selecionados tiveram o privilégio de ir para Abu Dhabi disputar o evento com tudo pago: hotel, passagem de avião e todo o tratamento adequado. Isso, além de viabilizar muito a ida ao campeonato, nos faz sentir valorizados. Eu não tinha intenção de rodar a temporada no início, mas vi que valeria a pena.

 


– Olho nos eventos da IBJJF e AJP

Eu sempre procuro lutar o Grand Slam da IBJJF (Europeu, Pan, Brasileiro e Mundial), que é o meu principal objetivo, mas depois que eu fui graduado a faixa preta, veio a pandemia e impediu que os eventos acontecessem normalmente. Pretendo continuar lutando o ranking da AJP, mas ainda não decidi se no próximo ranking eu vou conseguir rodar (todos os países), pois tenho alguns outros eventos já confirmados.

– Título do Pan Americano No-Gi

Ser campeão do Pan me traz muita expectativa para os campeonatos No-Gi. Foi bastante intenso, pois eu estava há muito tempo sem lutar sem quimono, desde 2018, quando lutei ainda na faixa-roxa o próprio Pan No-Gi. Tinha muitos atletas duros na chave, sabia que seria um desafio e eu gosto de desafios, me motivam a evoluir. Então, fui com essa motivação de poder lutar com alguns dos melhores do mundo na categoria. E, além de ser campeão, ainda fui eleito como melhor performance do evento pela FloGrappling.

– Desafios do segundo semestre

No segundo semestre, vou lutar o Pan Americano, o Mundial No-Gi, o evento Emerald Invitational, que será um GP No-Gi, e alguns outros que ainda não posso falar. Também espero que o Mundial da IBJJF finalmente seja realizado para que eu possa fazer a minha estreia na faixa-preta. Estou muito ansioso pelo que está por vir.

* Por Yago Rédua

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidadespot_img