Destaque nos eventos da CBJJD 2021, conheça o trabalho realizado pela Seleção do Mato Grosso do Sul
Presente nos principais eventos da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo (CBJJD), a Seleção do Mato Grosso do Sul vem desempenhando grandes resultados em âmbito nacional, com destaques individuais e coletivos. Esse trabalho, capitaneado pelo presidente da FSMJJ, Fábio Rocha, começou em 2013 e foi sendo desenvolvido aos poucos, com o objetivo de unir os principais times do estado pantaneiro para criar uma força nos melhores eventos nacionais.
Fábio contou que o resultado positivo apareceu já na primeira experiência interestadual: “Em 2014, fizemos nossa primeira viagem ao Rio de Janeiro com o nome de Seleção FJJD-MS para o Campeonato Brasileiro da CBJJD, com uma pequena delegação de dez atletas e conseguimos oito medalhas, sendo três ouros, três pratas e dois bronzes”, disse o dirigente, que em seguida destacou outro ponto chave dessa história, que foi a unificação das federações do estado:
“No ano de 2017, quando fizemos a unificação das duas federações mais atuantes do estado (FJJD-MS e FSMJJ), levamos uma delegação de 37 atletas através do ranking e alcançamos a quarta colocação em um evento da CBJJD, algo inédito até então. Em agosto de 2021, obtivemos a terceira colocação no Nacional de Equipes da CBJJD, com 11 equipes”, apontou Fábio.
Em 2021, como o próprio Fábio destacou, a Seleção do Mato Grosso do Sul teve bons resultados na CBJJD, seja no Nacional de Equipes ou no Brasileiro de Master – quando foi a vice-campeã geral no quadro de equipes. O presidente citou o trabalho com o apoio do governo para fazer a logística da delegação e projetou a local temporada de 2022 forte e com novidades.
“Os atletas se classificaram através de uma seletiva no GP MS e levamos os 38 melhores para a disputa no Rio de Janeiro. O Governo do Estado é um grande parceiro do esporte e patrocinou o ônibus através da Fundesporte. Já as inscrições foram pagas pela FSMJJ e, com 38 atletas, conseguimos 46 medalhas. Em 2022, o circuito MS vem com força total, além das dez etapas, teremos uma novidade, o Circuito Grappling com lutas sem quimono de vários estilos”, concluiu.
Vice-presidente da CBJJD, Rogério Gavazza enalteceu o trabalho realizado pela FSMJJ: “Enaltecemos o trabalho do presidente Fábio Rocha através da federação. Estamos avançando nosso trabalho em outros estados e sempre usamos como exemplo a Federação do Mato Grosso do Sul, que realmente entendeu a proposta da CBJJD, de se organizar e formar suas delegações. A FSMJJ está de parabéns por fazer valer o Jiu-Jitsu desportivo”, apontou o dirigente.