Durinho garante ter as ‘armas necessárias’ para vencer Serginho no Gracie Pro: ‘Sei bem onde atacar’

Durinho garante ter as ‘armas necessárias’ para vencer Serginho no Gracie Pro: ‘Sei bem onde atacar’

Por Yago Rédua

Faixa-preta de Jiu-Jitsu e lutador do UFC, Gilbert Durinho resolveu dar uma nova atenção especial ao seu jogo de chão e, nos últimos tempos, vem conciliando sua rotina de treinos e lutas no MMA com competições no grappling em disputas casadas. Neste domingo (30), o lutador de Niterói (RJ) voltará a colocar sua excelência na arte suave em prática quando enfrenta o tricampeão mundial e também lutador do Ultimate, Serginho Moraes, na luta principal do Gracie Pro 2018, torneio organizado por Kyra Gracie no Rio de Janeiro.

O combate, que será realizado no Ginásio do Maracanãzinho, promete grandes emoções e muita técnica por parte de ambos atletas. Em entrevista aos jornalistas na última quinta-feira (27), Durinho falou sobre sua expectativa para enfrentar Serginho no Jiu-Jitsu.

“Vai ser uma luta bem dura, é um cara três vezes campeão mundial, mas que tem brechas em seu jogo… Vou deixar em segredo, mas sei bem onde atacar (risos). Ele pode dar uma cansada, então a partir daí vou acelerar o meu ritmo (risos)”, disse o peso-leve do UFC.

Confira a entrevista completa com Gilbert Durinho:

– Vantagem pelo fato do Serginho ter lutado há uma semana

Talvez. Na verdade, tem um estresse de corte de peso, a adrenalina da luta, dá um cansaço. Geralmente, quando luto MMA, depois do resultado, eu costumo ficar dois ou três dias sem dormir direito, fico muito na adrenalina. Fico tranquilo durante a luta, mas depois fico numa adrenalina que é difícil de dormir. Mas isso é de cada um… Eu acho que ele está bem preparado para essa superluta contra mim, fez um lutão contra o Ben Saunders, que é um cara que conheço, já treinei com ele. Para mim, foi até bom o Serginho não se machucar, tínhamos um plano B caso ele se machucasse, seria o Godofredo Pepey o adversário, mas para mim é muito mais interessante lutar contra o Serginho, um cara que tem um gabarito maior no Jiu-Jitsu e no MMA, um grande nome do esporte, sem dúvida.

– Modos para explorar o jogo do Serginho no Jiu-Jitsu

Eu posso explorar o jogo dele de diversas formas. É um cara completo no Jiu-Jitsu, mas acho que eu estava treinando um pouco mais no Jiu-Jitsu, estou com um tempo maior nas posições e acho que vou fazer meu estilo, que é agressivo de atacar o tempo todo, mas eu estudei bastante o jogo dele. Vai ser uma luta bem dura, é um cara três vezes campeão mundial, mas que tem brechas em seu jogo… Vou deixar em segredo, mas sei bem onde atacar (risos). Ele pode dar uma cansada, então a partir daí vou acelerar o ritmo (risos).

– Serginho ou Demian Maia: quem tem o melhor Jiu-Jitsu

A galera que está vindo agora… A Mackenzie Dern, eu, o Serginho Moraes, o Augusto Tanquinho, estamos vindo com o Jiu-Jitsu mais refinado. O Demian tem um Jiu-Jitsu mais ativo. O Jiu-Jitsu tem evoluído muito, viemos poucos anos depois, e acho que o Serginho tem mais Jiu-Jitsu que o Demian, sim, na finalização, mas o Demian é um cara que entra para lutar com uma estratégia na mão e não larga de jeito nenhum. É difícil falar, o Demian foi campeão do ADCC, o Serginho foi três vezes campeão mundial, enquanto o Demian não foi. Temos que casar uma luta entre os dois para ver como seria (risos). (No MMA) é complicado arriscar quem venceria, mas é uma luta que eu gostaria muito de ver.

– Ritmo em lutas de grappling como uma vantagem para você

Eu acho que sim. Eu falo que gosto de botar a cara em tudo que é campeonato, ainda mais hoje em dia, que fiz meu nome no Jiu-Jitsu e sou bem recompensado pelas bolsas, está valendo a pena para mim competir no MMA e no Jiu-Jitsu. Acho que estou com um pouco mais de ritmo no Jiu-Jitsu em relação ao Serginho, que levo um pouco de vantagem aí.

– Decisão por voltar a lutar mais nos torneios de Jiu-Jitsu

Acredito que estou voltando às minhas raízes. Teve uma época no UFC que eu quis evoluir muito na parte em pé e eu apostei muito nisso, tanto que melhorei, apliquei alguns nocautes. Depois disso, fazer algumas lutas casadas com e sem quimono fez eu voltar um pouco mais para o Jiu-Jitsu, então eu vejo isso com bons olhos… É minha raiz, é de onde eu vim e agora estou fortalecendo mais isso. Tendo o Jiu-Jitsu forte, eu sei que tudo fica mais forte, eu sei que se ficar ruim na trocação, eu vou botar pra baixo e vou finalizar.

SERVIÇO:

Gracie Pro 2018

Data/hora: 29 e 30 de setembro, a partir das 8h
Local: Maracanãzinho – Av. Pres. Castelo Branco, Portão 3, Maracanã – Rio de Janeiro (RJ)
Ingressos: bilheteriadigital.com

Superlutas
Gilbert Durinho x Serginho Moraes
Raphael Abi-Rihan x Fernando Tererê
Tayane Porfírio x Jessica Swanson
Gustavinho Saraiva x Fernando Fernandes