Em alta, Igor Tigrão brilha no Sul Americano da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico e fatura o ouro duplo na faixa-preta; resultados

Em alta, Igor Tigrão brilha no Sul Americano da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico e fatura o ouro duplo na faixa-preta; resultados

No último fim de semana, aconteceu o primeiro evento da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO) na temporada. O Sul Americano foi marcado pelo alto nível técnico dentro dos tatames na Arena da Juventude, em Deodoro, no Rio de Janeiro, e com destaque para o casca-grossa Igor Tigrão, que faturou o ouro duplo no adulto faixa-preta. Com o título do absoluto, o representante da Alliance/Dream Art ainda levou o prêmio de mil reais. O lutador vive grande fase, tendo vencido o GP do Big Deal Pro no fim de 2020.

Outros campeões absolutos foram Israel Vieira na faixa-preta master, enquanto no adulto, Gabriel Brandão ficou com o título na roxa e Bruno Freitas na azul. Na faixa-azul master, Wagner Sobral foi o campeão. Entre as mulheres, Sabrina Laurentina e Larah Bandeira venceram o peso aberto na azul e roxa, respectivamente.

Jair Court, coordenador-geral da CBJJO, destacou o alto nível técnico do campeonato e também a presença de grandes lutadores no Sul Americano. No entanto, um fato chamou atenção: em determinado período do torneio, as arquibancadas da Arena da Juventude ficaram cheias, o que gerou aglomeração. A organização do evento tentou encontrar saídas para dispersar o público e deixar apenas as pessoas que fossem lutar dentro do ginásio – parte essencial do protocolo sanitário para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19).

À TATAME, o dirigente da CBJJO comentou sobre o problema: “Vem sendo uma dificuldade, mas nós estamos o tempo todo pedindo e solicitando, os professores estão atendendo, para evacuarmos parte da arquibancada. Isso é um desgaste, mas estamos felizes que o público vem atendendo. O público infantil é complicado, porque, às vezes, o pai vem com os outros filhos, pelo fato de não ter com quem deixar em casa. Às vezes, um atleta vencendo, mobiliza a equipe e cria uma aglomeração”, disse Jair, que comemorou o fato de a CBJJO ter arrecadado uma tonelada de alimentos para famílias que sofreram impacto da pandemia. Esse projeto é tocado diretamente pelo Grande Mestre Walter Nogueira, presidente da Confederação.

Na disputa geral por equipes do Campeonato Sul Americano da CBJJO, a GFTeam ficou com o primeiro lugar. Na sequência, a academia Icon Jiu-Jitsu mostrou força para garantir o vice. O Instituto GFTeam apareceu na terceira posição. Fechando o pódio, Rio BJJ e Aliados ficaram em quarto e quinto, respectivamente.

RESULTADOS:

> Campeões absolutos

Masculino
Faixa-azul / adulto: Bruno Freitas (GFTeam)
Faixa-azul / master: Wagner Sobral (Equipe PH)
Faixa-roxa / adulto: Gabriel Brandão (GFTeam)
Faixas-marrom e preta / adulto: Igor Tigrão (Alliance)
Faixa-preta / master: Israel Vieira (JJ Team)

Feminino
Faixa-roxa / adulto: Sabrina Laurentina (Nova União)
Faixa-azul / adulto: Larah Bandeira (Fernando Tererê)