Em audiência pública no Senado, personalidades da arte suave debatem inclusão do Jiu-Jitsu nas escolas

Em audiência pública no Senado, personalidades da arte suave debatem inclusão do Jiu-Jitsu nas escolas

Na última terça-feira (5), em Brasília, aconteceu uma audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado para debater sobre o Jiu-Jitsu nas escolas de todo o país. A proposta foi apresentada pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR) e contou com a presença de nomes importantes da história da arte suave.

Os Grandes Mestres João Alberto Barreto e Álvaro Barreto, assim como o Mestre Sylvio Behring e a faixa-preta Kyra Gracie participaram da audiência pública. Cada um teve o direito explicar a importância da modalidade como ferramenta de auxílio nas escolas.

“Nossa arte marcial leva com muito orgulho o nome do Brasil para o mundo e nada melhor do que influenciar de maneira positiva os jovens do nosso país através do ensino educacional do Jiu-Jitsu. Acredito que seja de suma importância esta inclusão para formarmos campeões dentro e fora do tatame”, disse Kyra através do Instagram.

O projeto do senador Chico Rodrigues visa inserir a arte suave nas escolas, como disciplina opcional. No site do Senado, está sendo realizado uma pesquisa sobre o tema. Se a pessoa é ou não a favor do Jiu-Jitsu nas escolas. Até o momento, 3.213 votaram “sim”, enquanto 644 colocaram “não”.


Artes marciais no Rio

No último dia 21, Marcelo Crivella, prefeito do Rio, oficializou o projeto para inserir artes marciais nas escolas municipais. O programa teve início no dia 26 de outubro e será realizado aos sábados, de forma opcional.