Jiu-Jitsu: Jackson Sousa volta a ser inocentado em segunda investigação sobre assédio sexual; veja

Jiu-Jitsu: Jackson Sousa volta a ser inocentado em segunda investigação sobre assédio sexual; veja

Jackson Sousa foi inocentado e comentou sobre as acusações recebidas (Foto Vitor Freitas / TATAME)

No segundo semestre de 2021, Jackson Sousa, que é lutador de Jiu-Jitsu, foi acusado por algumas mulheres, incluindo a também lutadora Samantha Cook, de assédio sexual. Após ser declarado inocente pelo Comitê Independente – vinculado a Checkmat Hammersmaith e ao Safeguarding (ato de proteger criança e adulto vulneráveis) –, ainda no fim do último ano, foi a vez do faixa-preta ter a inocência comprovada pela UKBJJA.

O órgão responsável por regular o Jiu-Jitsu no Reino Unido abriu processo contra o brasileiro para investigar as denúncias apresentadas. No entanto, a UKBJJA informou em novembro passado que Jackson Sousa era inocente e que não violou o código de conduta da entidade. O caso foi declarado encerrado.

Com a inocência comprovada nas duas investigações, o faixa-preta não tem mais nenhum processo em aberto. Em nota enviada à TATAME, Jackson Sousa comentou sobre a decisão da UKBJJA que segue o mesmo resultado do Comitê Independente.

“No ano passado, as falsas alegações de alguns indivíduos nas mídias sociais resultaram em minha suspensão do time (CheckMat) e na perda de todos os meus rendimentos, afiliações e patrocínios. Fui aconselhado por minha equipe jurídica a não me envolver no “tribunal da mídia social” e no “circo da mídia social”. Em vez disso, cooperei totalmente com todas as investigações para limpar meu nome”, disse o lutador de Jiu-Jitsu, que seguiu:

“Foi difícil ficar em silêncio por tanto tempo e não poder falar a minha verdade. Não apenas as alegações eram falsas, mas também fui submetido a centenas de comentários ofensivos, racistas e recebi ameaças de morte. Fiquei chocado ao ver quantos na comunidade do Jiu-Jitsu participaram de uma cultura de cancelamento online, sem permitir que os fatos viessem à tona por meio de investigações formais”, concluiu.

Aos 32 anos, Jackson é nascido no Rio de Janeiro e ganhou destaque nas competições com e sem quimono. O brasileiro foi campeão de importantes torneios da IBJJF e AJP – duas das maiores federações de Jiu-Jitsu do mundo. Já há alguns anos, ele reside na Inglaterra.

Jackson Sousa teve a inocência apontada em uma investigação privada na Inglaterra (Foto: Reprodução/Instagram)

Jackson Sousa teve a inocência apontada em mais uma investigação (Foto: Reprodução/Instagram)

Para conferir mais notícias sobre Jiu-Jitsu, clique aqui