Marcelo Dourado relembra trajetória no Jiu-Jitsu e celebra chance de ministrar seminário em Belém do Pará; saiba

Marcelo Dourado relembra trajetória no Jiu-Jitsu e celebra chance de ministrar seminário em Belém do Pará; saiba

* Faixa-preta de Jiu-Jitsu, Judô e Luta Livre, além de ser formado em Educação Física, Marcelo Dourado tem os atributos necessários para compartilhar seus conhecimentos com os amantes das artes marciais. Prova disso é que o casca-grossa vai ministrar o Seminário Internacional de MMA, nos dias 5 e 6 de outubro (sábado e domingo), na Academia Machida Fight Fit, em Belém, no Pará.

No evento, indicado para iniciantes, praticantes e profissionais do Jiu-Jitsu, Dourado fará um curso pautado pelas experiências obtidas através de sua prática com o Jiu-Jitsu e MMA e será o principal palestrante.

As atividades começarão na sexta-feira (4), com o curso operacional de Defesa Pessoal ministrado para a ROTAM (Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana), voltado exclusivamente para praças, suboficiais e oficiais da ROTAM. A continuação ocorre no sábado e domingo, em curso que será voltado ao público em geral que pratica Jiu-Jitsu, a partir dos 12 anos de idade até a categoria dos veteranos, com aulas práticas.

“Eu comecei o Jiu-Jitsu em 2004, quando vim para o Rio de Janeiro. Um dos meus objetivos era entrar para uma equipe de Vale-Tudo, na época, e eu entrei para a equipe Gracie Humaitá, onde comecei a fazer Jiu-Jitsu e Vale-Tudo na Tijuca. Foi um período legal, comecei a competir naquela época mesmo, lutando Mundial, entre outras coisas. Não me dediquei muito ao Jiu-Jitsu na época, estava mais focado no Vale-Tudo ainda, mas sempre treinei muito forte. Em pouco tempo, ganhei minha faixa azul e depois a roxa do Royler. Em dois anos, eu já era faixa-roxa, por mérito mesmo. Eu sempre tive uma base muito forte no Judô, quando treinava no Sul, onde pude evoluir muito tecnicamente. Depois disso, comecei a dar aulas no Recreio e comecei a competir ainda pela Gama Filho, que depois se tornou GFTeam, competindo na faixa roxa e na marrom, onde conquistei alguns títulos até chegar à faixa preta atualmente”, disse, completando.

“Abri uma academia no Rio, que depois veio a fechar, fiz muitas coisas, mas o treinamento sempre continuou, sempre dei aulas. Quando minha academia fechou, em 2015, eu resolvi colocar todas as minhas fichas no Jiu-Jitsu e voltar a competir, lutar novamente com afinco, competir uma vez por mês, e desde então conquistei alguns títulos: Brasileiro, Sul-Americano, Internacional de Masters, Brasileiro No-Gi, todos pela IBJJF/CBJJ. No Mundial Master, faturei duas pratas e um bronze, está faltando o ouro, mas estou no pódio sempre (risos). Minha rotina de treinamentos, em fase de competição, é de duas vezes por dia e minha relação com a GFTeam é maravilhosa, sempre me acolheram muito bem. Competir, para mim, está sendo um carro-chefe. Ainda pretendo viver quase que exclusivamente do Jiu-Jitsu, competindo e dando aulas/seminários, algo que sou apaixonado. O Jiu-Jitsu é uma grande paixão para mim”, contou Dourado, que por fim, aproveitou para celebrar o seminário em Belém, promovido por Iron Man Tomaz.

“Belém é um dos berços da luta e dar um seminário lá é sempre uma grande responsabilidade. Eu já dei dois seminários em Belém e é um público, realmente, muito exigente, o que é muito bom. É uma galera que treina há muito tempo, que compete, que entende de Jiu-Jitsu, então nós temos sempre que preparar um seminário de altíssimo nível para apresentar. É uma grande honra compartilhar esses conhecimentos e é um objetivo meu viajar pelo Brasil e pelo mundo para mostrar meu trabalho, tudo o que aprendi no Judô, no Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal. Desde 2004 lutando, eu nunca sofri uma queda e nunca tomei dois pontos. É uma grande marca que eu tenho, um trabalho muito forte de Judô que fiz e que agora quero passar”, concluiu.

O seminário conta com o apoio do Governo do Estado do Pará, Secretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEEL), Confederação Nacional de MMA (CNMMA), Federação Paraense de MMA (FPMMA), Iron Man Tomaz, Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), Restaurante Soprano, Academia Machida Fight Fit e Light Brazil Tatoo.

SERVIÇO:

Seminário Internacional de MMA

Data: 5 e 6 de outubro
Local: Academia Machida Fight Fit (Shopping Metrópole Ananindeua, Rodovia BR 316, Km 4, nº 4.500 – entrada pela Doca 2)
Informações: (91) 99994-0711

* Por Mateus Machado