Márcio de Deus analisa participação da equipe no Europeu de Jiu-Jitsu 2023 e exalta Gabi Pessanha

Márcio de Deus analisa participação da equipe no Europeu de Jiu-Jitsu 2023 e exalta Gabi Pessanha

Campeã peso e absoluto pela segunda vez seguida no Europeu de Jiu-Jitsu, este ano realizado em Paris, na França, Gabi Pessanha foi um dos principais destaques do campeonato e brilhou no feminino adulto faixa-preta – finalizando todas as suas lutas. Além dela, outros cinco jovens oriundos de projeto social viajaram sob a liderança do professor Márcio de Deus e com o apoio da Seda College para representar a Infight/TMD House na capital francesa.

Enquanto a faixa-preta Gabi Pessanha faturou o ouro duplo, os faixas-marrom Gessica Soares e Anderson Kauan foram bronze em suas respectivas categorias. Já a faixa-preta Maria Cláudia, a faixa-marrom Gabriela Faria e o faixa-azul Luiz Nathan não medalharam, mas corresponderam com orgulho a equipe da comunidade da Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

“O resultado para mim é positivo. Viajei com seis alunos e voltamos com quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de bronze, todas elas na categoria adulto, que é o alto rendimento do Jiu-Jitsu. Estou orgulhoso de todo mundo, mas já voltamos para o Rio treinando porque temos grandes objetivos pela frente na temporada”, analisou Márcio de Deus, que também exaltou Gabi:

“A Gabi ainda está em crescimento. Embora ela tenha ganho muitos títulos de expressão, ela ainda é uma atleta em crescimento e com potencial a ser explorado. O ano de 2023 será de mais trabalho ainda, pois vamos brigar pelo Grand Slam da IBJJF e da AJP Tour, nos Emirados Árabes”.

Sobre a sua outra faixa-preta no Europeu de Jiu-Jitsu, a peso-pena Maria Cláudia, o professor projetou evolução: “Foi o primeiro grande evento dela na IBJJF, tem apenas 20 anos, mas fez um bom campeonato, com lutas duras, decididas no detalhe. Acredito que ainda este ano ela vai crescer muito”.


Márcio de Deus mudando vidas

Faixa-marrom de Jiu-Jitsu e responsável pela Seda College – escola de inglês localizada em Dublin, Irlanda -, o brasileiro Thiago Silva custeou a viagem de Márcio de Deus e dos seis jovens atletas. E diante do que viu no Europeu de Jiu-Jitsu 2023, exaltou o trabalho feito pelo professor formando campeões não apenas nos tatames, mas na vida.

“A Gabi Pessanha dominou e é um exemplo de atleta. A humildade dela, a maneira que ela se porta, não se expõe muito nas mídias sociais, não gera polemica e está focada no Jiu-Jitsu. Eles são atletas profissionais de Jiu-Jitsu, estão lá para competir e ir embora, não é para criar polemica, fazer festa, etc, e esse trabalho do Márcio de Deus com a base vem consolidado ele como um dos principais treinadores do mundo no sentido de formar campeões de projeto social”, disse Thiago, que ainda encerrou:

“A nível de experiência para eles foi espetacular (disputar o Europeu). O nosso time aqui da Irlanda, liderado pelo Jorge Santos, foi também e conquistou duas medalhas, um resultado que incentivou muito os atletas a buscarem o Jiu-Jitsu competitivo na Irlanda”.

Saiba mais sobre o trabalho de Márcio de Deus, aqui