Mario Filho recebe Moção Honrosa por série no Canal do Marinho sobre assédio no Jiu-Jitsu: ‘Tabu quebrado’
O jornalista Mario Filho, que comanda o Canal do Marinho no YouTube, foi homenageado na última semana na Câmara Municipal do Rio de Janeiro. O vereador e faixa-preta Marcelo Arar promoveu uma Moção Honrosa pela série “Conduta Abominável”, que tratou sobre os escândalos de abusos e assédios sexuais dentro das academias de Jiu-Jitsu. O conteúdo trouxe denúncias, propôs soluções e alertas para a temática. O quadro teve o apoio e a divulgação da TATAME.
Mario Filho, que tem quase três décadas de atuação no jornalismo, além de ser faixa-preta de Jiu-Jitsu e praticante de Boxe há 20 anos, está presente no ambiente de academias há muitos anos. O jornalista contou sobre a decisão de realizar essa série, que teve a participação de grandes nomes do Jiu-Jitsu e foi pautado principalmente na figura de duas mulheres ímpares neste movimento: Kyra Gracie e Luciana Neder – ambas faixas-pretas de arte suave e ativas na causa.
“Nossa primeira série jornalística não gosta da expressão ‘polêmica’. Prefere o termo ‘delicado’. Exploramos a fundo um assunto até então considerado tabu culturalmente no Brasil. E expusemos todo um comportamento que precisa ser discutido para, então, canalizar todos e quaisquer esforços para que seja banido do nosso convívio. A série propositalmente batizada de “Conduta Abominável” foi impactante, chocante, foi perturbadora, foi boicotada mas prosperou: o silêncio foi rompido, o tabu foi quebrado”, relatou Marinho, comentando que sofreu ameaças:
- Parte 1: Kyra e Luciana Neder falam sobre casos de assédio sexual no meio do Jiu-Jitsu
- Parte 2: renomados líderes falam sobre assédio no Jiu-Jitsu na série ‘Conduta Abominável’
- Parte 3: Na série ‘Conduta Abominável’, Kyra revela ter sofrido assédio sexual três vezes
“Recebi ameaças, intimidações, denúncias, pedidos de ajuda… E cheguei à conclusão que toda omissão, todo silêncio e, principalmente, a desinformação e o tabu são extremamente nocivos para quaisquer que sejam os problemas. Trouxesse à tona o debate. Houve discussões. Ponto para o avanço. Houve inúmeras lideranças que se pronunciaram provando que no nosso tão amado esporte existem sim medidas preventivas, restritivas e punitivas”, concluiu Marinho.
Através do Canal do Marinho (aqui), você pode assistir a série na íntegra e também outros conteúdos originais, como entrevistas e um especial com o lendário Paulão Filho – que marcou época no Vale-Tudo e MMA – sobre depressão, ansiedade e assuntos ligados à saúde mental.