Projeto Jiu-Jitsu com Excelência: a força da arte suave como ferramenta de inserção social e crescimento

Publicidade

Por Jiu-Jitsu com Excelência

Criado pelo professor Fábio Bastos em outubro de 2016, o Projeto Jiu-Jitsu com Excelência, surgiu na Associação de Moradores da Vila da Amizade – comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes (RJ). Com o objetivo de utilizar a arte suave como ferramenta de inserção social e crescimento pessoal para crianças em risco na nossa comunidade, o projeto possibilita um ambiente esportivo de aprendizado, saudável e positivo na vida destas, visando ajudar na formação do caráter e no desenvolvimento físico e moral.

Hoje, atendemos 45 crianças de 7 a 15 anos. As aulas são ministradas pelo professor Fábio Bastos, faixa-preta 4° grau e filiado a Be One BJJ/Carlson Gracie. Fábio dá aulas de Jiu-Jitsu desde 1994 e, entre outros títulos, já foi bicampeão do ranking estadual da FJJD-Rio.

As aulas ocorrem duas vezes por semana (terças e quintas), com duração de uma hora. Atualmente são três turmas de no máximo 20 alunos, dividas por faixa etária: de 7 a 9 mirim, 10 a 12 anos infantil e 13 a 15 anos infantojuvenil. Nossa primeira graduação foi no último dia 4 de janeiro, onde 30 atletas que tiveram bom comportamento, boas notas na escola e presença regular nos treinos no decorrer da temporada foram contemplados.

Para 2018, o objetivo do projeto é disputar o Circuito Brasil Open Mineirinho, organizado pela FJJD-Rio e que tem início nos dias 3 e 4 de fevereiro, com o Desafio Verão. Para este fim, recebemos a valiosa ajuda da ONG SOHO, através do projeto “Luta pelas Crianças”, que arrecadou fundos na Itália para a compra dos 30 quimonos de competição e faixas para a nossa equipe, além de garantir a filiação de todas as crianças na FJJD-Rio e CBJJD.

Vale ainda ressaltar os agradecimentos especiais ao atual presidente da Associação Vital e sua filha Juliana, ao ex-presidente Romildo, à nossa costureira oficial Dona Lúcia, a Wind Face, a toda equipe da SOHO, a Maria Cecilia e, por fim, ao querido amigo que nos doou o nosso tatame e ainda faz questão de se manter anônimo, a todos o meu muito obrigado!

Confira outras fotos do projeto:

IMG 20180105 WA0173 e1516849213107

IMG 20180105 WA0160 e1516849272222

Publicidade

Notícias relacionadas

DEIXAR UMA RESPOSTA

Por favor, poste seu comentário
Por favor, escreva seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade