Projeto Jiu-Jitsu com Excelência: a força da arte suave como ferramenta de inserção social e crescimento
Por Jiu-Jitsu com Excelência
Criado pelo professor Fábio Bastos em outubro de 2016, o Projeto Jiu-Jitsu com Excelência, surgiu na Associação de Moradores da Vila da Amizade – comunidade do Terreirão, no Recreio dos Bandeirantes (RJ). Com o objetivo de utilizar a arte suave como ferramenta de inserção social e crescimento pessoal para crianças em risco na nossa comunidade, o projeto possibilita um ambiente esportivo de aprendizado, saudável e positivo na vida destas, visando ajudar na formação do caráter e no desenvolvimento físico e moral.
Hoje, atendemos 45 crianças de 7 a 15 anos. As aulas são ministradas pelo professor Fábio Bastos, faixa-preta 4° grau e filiado a Be One BJJ/Carlson Gracie. Fábio dá aulas de Jiu-Jitsu desde 1994 e, entre outros títulos, já foi bicampeão do ranking estadual da FJJD-Rio.
As aulas ocorrem duas vezes por semana (terças e quintas), com duração de uma hora. Atualmente são três turmas de no máximo 20 alunos, dividas por faixa etária: de 7 a 9 mirim, 10 a 12 anos infantil e 13 a 15 anos infantojuvenil. Nossa primeira graduação foi no último dia 4 de janeiro, onde 30 atletas que tiveram bom comportamento, boas notas na escola e presença regular nos treinos no decorrer da temporada foram contemplados.
Para 2018, o objetivo do projeto é disputar o Circuito Brasil Open Mineirinho, organizado pela FJJD-Rio e que tem início nos dias 3 e 4 de fevereiro, com o Desafio Verão. Para este fim, recebemos a valiosa ajuda da ONG SOHO, através do projeto “Luta pelas Crianças”, que arrecadou fundos na Itália para a compra dos 30 quimonos de competição e faixas para a nossa equipe, além de garantir a filiação de todas as crianças na FJJD-Rio e CBJJD.
Vale ainda ressaltar os agradecimentos especiais ao atual presidente da Associação Vital e sua filha Juliana, ao ex-presidente Romildo, à nossa costureira oficial Dona Lúcia, a Wind Face, a toda equipe da SOHO, a Maria Cecilia e, por fim, ao querido amigo que nos doou o nosso tatame e ainda faz questão de se manter anônimo, a todos o meu muito obrigado!
Confira outras fotos do projeto: