Resumo do MMA: Khabib explica aposentadoria, Joe Rogan elege o ‘maior de todos os tempos’ no MMA e Till lesionado
Uma das principais estrelas do UFC na atualidade, Khabib Nurmagomedov se aposentou do MMA após finalizar Justin Gaethje, na edição 254, no último dia 24 de outubro. “The Eagle” explicou a decisão de colocar um ponto final na carreira logo em sua primeira luta depois de perder o pai, o Sr. Abdulmanap Nurmagomedov, que teve complicações da Covid-19 e faleceu em julho.
“Essa luta (diante do Gaethje) não é comparável a nenhuma outra (na carreira). As emoções foram completamente diferentes. Tudo era muito diferente sem meu pai. Me ofereceram a luta logo depois que tudo aconteceu. Agora eu digo às pessoas próximas a mim que não estão felizes com a minha aposentadoria que mesmo se eu lutasse mais 10 vezes ainda teria que enfrentar essa decisão (de encerrar a carreira). Essa hora pode chegar quando eu tenho 32, 34, 35 anos. É uma decisão difícil porque lutei toda a minha vida. Eu estive no tatame desde que tenho lembranças. É difícil sair e fazer outra coisa. As pessoas não conseguem entender, mas o que você pode fazer?”, desabafou Khabib, que tinha o pai como treinador e ídolo.
Mesmo após atualizações do ranking, o UFC manteve Khabib no posto de campeão dos leves. “The Eagle” fechou sua trajetória com 29 vitórias e nenhuma derrota como profissional de MMA.
Joe Rogan escolhe seu GOAT no MMA
Nas últimas semanas, muito se discutiu nas redes sociais sobre quem seria o “maior de todos os tempos” no MMA. Joe Rogan, comentarista do UFC, comentou em seu podcast, “The Joe Rogan Experience”, que para ele, Jon Jones, ex-campeão dos meio-pesados, é o grande nome da história da modalidade.
“Quem é o melhor lutador de todos os tempos? Acho que se você olhar o início de carreira, Jones conquistou o cinturão em 2011 e, a partir daí, se tornou o atleta com mais lutas de título do que qualquer outro. Ele é o mais talentoso, com certeza. Jones foi o lutador mais jovem a ser campeão do UFC, vencendo Shogun, que é uma lenda. Ele dominou todos os lutadores antes de enfrentar Gustafsson. Jones não tinha perdido um round e acabava com os adversários”, disse Joe, que acompanhou de perto a carreira de “Bones”.
Darren Till fora de luta principal
Darren Till estava escalado para lutar contra Jack Hermansson no dia 5 de dezembro, mas o lutador se machucou. A ESPN americana informou apenas que o peso-médio estava saindo do evento e não explicou o motivo. O UFC escolheu o americano Kevin Holland para fazer o main event contra o sueco.