Ricardo Evangelista mira estreia com o ‘pé direito’ no Mundial Master e, aos 34 anos, garante: ‘Idade é só um número pra mim’

Ricardo Evangelista mira estreia com o ‘pé direito’ no Mundial Master e, aos 34 anos, garante: ‘Idade é só um número pra mim’

Natural da cidade do Rio de Janeiro, o casca-grossa Ricardo Evangelista começou no Jiu-Jitsu aos 15 anos, influenciado pelo irmão mais velho que já praticava a modalidade. Representante da GFTeam, equipe onde ganhou destaque internacional, o atleta conquistou a faixa preta cinco anos depois, dada pelos mestres Júlio Cesar Pereira, Marcus Bello e Alexandre Baraúna.

Desde a sua primeira competição até os dias de hoje, Ricardo conquistou inúmeros títulos mundo afora. Atual campeão do evento Submission Hunter Pro, o faixa-preta analisou sua terceira e última defesa de título, quando enfrentou – e derrotou – o compatriota Alex Ceconi em confronto de grappling.

“Estava bem animado de poder lutar contra o Alex Ceconi. Ele é um grande atleta e uma excelente pessoa, mas essa foi nossa primeira batalha, apesar de ele já ter lutado com alguns amigos meus de equipe e outros grandes nomes do cenário da arte suave. Foi uma honra poder dividir o mesmo tatame que ele e sair com a vitória, que foi o mais importante. Foi a minha terceira defesa de cinturão e fiquei muito feliz em manter o título em casa, contando com a torcida dos meus alunos e amigos”, declarou o brasileiro.

Dentre as principais conquistas de Evangelista estão medalhas de prata e bronze no Mundial da IBJJF, sete títulos do Abu Dhabi Grand Slam, dois ouros no World Pro e um no Pan Jiu-Jitsu, em 2019. Com quase 20 anos de carreira, o faixa-preta falou sobre o seu futuro na modalidade e o segredo para continuar no topo.

“Estou com 34 anos, mas a idade é só um número pra mim. Não sei se existe segredo, mas o querer faz toda a diferença, manter sua cabeça com bons pensamentos, isso lhe torna melhor todos os dias, e agora quero apenas me divertir nas competições”, disse Ricardo, que de olho em mais um título inédito, fará sua estreia no Mundial Master da IBJJF, marcado entre os dias 17 e 20 de dezembro, em Kissimmee, na Flórida (EUA)

“Estou animado, essa será minha primeira participação no Mundial Master, e com toda certeza quero participar do absoluto, além da categoria e ter uma boa performance em ambas as divisões”, encerrou ele.