Whittaker pede punições ‘mais severas’ para os lutadores que não batem o peso

Whittaker pede punições ‘mais severas’ para os lutadores que não batem o peso

Atual campeão peso-médio do UFC, Robert Whittaker é mais um defensor de punições duras aos atletas que não batem o peso de suas respectivas categorias antes de importantes duelos, indo em rota contrária ao adversário que atingiu o peso da divisão de maneira profissional. Em sua última luta, por exemplo, o australiano superou Yoel Romero, que tem um histórico de falhas em suas pesagens e, contra Whittaker, falhou.

O UFC, no entanto, parece ainda não ter adotado uma postura mais “severa” em relação aos atletas que não atingem o peso estipulado. Ao não bater o peso, Romero mesmo assim lutou contra Whittaker, no entanto, não ganharia o cinturão dos médios se vencesse. Em outro caso, Darren Till, mais um lutador que tem problemas com a balança no peso-meio-médio, recebeu a chance de disputar o cinturão diante de Tyron Woodley, no UFC 228.

“É como se eu estivesse indo para uma categoria abaixo, não batendo o peso, vencendo porque eu sou muito maior e conquistando um título. Não é justo, não é justo mesmo. Porque do outro lado, os caras que estão batendo o peso não facilitam. Não é fácil perder peso, bater o peso e fazer todo o trabalho. Temos que batalhar, temos que fazer dieta por semanas. Somos mais profissionais nesse ponto. Apenas fazemos o certo. Quando perguntam a um cara: ‘Você vai lutar se seu oponente não bater o peso?’ Esse cara realmente tem escolha? Quando você as coloca em um canto como esse, há realmente uma escolha a ser feita? Você tem que olhar todo o processo por trás disso”, disse o campeão Whittaker, que seguiu falando sobre o polêmico assunto no meio do MMA.

“As pessoas que batem o peso também estão em uma situação difícil, porque elas estão em uma posição em que precisam ganhar dinheiro para pagar as contas, ganhar um salário, trabalhar. Elas também têm o apoio de milhares de pessoas que vêm para vê-los lutar na TV, ao vivo, que são os nossos fãs. Esse é o tipo de pessoa por quem você luta, são eles que conduzem o esporte. É um tópico muito engraçado, não bater o peso e ter a chance de disputar o título. Acho que as punições devem ser mais severas”, concluiu.