Seleção Brasileira vence Mongólia por 4 a 2 e conquista o bronze no Mundial por equipes mistas; veja como foi

Seleção Brasileira vence Mongólia por 4 a 2 e conquista o bronze no Mundial por equipes mistas; veja como foi

Depois de conquistar dois bronzes nas chaves individuais do Mundial de Tóquio (JAP) com Rafaela Silva e Mayra Aguiar, a Seleção Brasileira de Judô voltou ao tatame da Nippon Budokan neste domingo (1) para buscar mais um terceiro lugar. Desta vez, na competição por equipes mistas, que também estará nos Jogos Olímpico em 2020.

Com vitórias de Rafael Silva, Maria Portela, Rafaela Silva e Maria Suelen Altheman, os brasileiros bateram a Mongólia por 4 a 2 e garantiram o encerramento do Mundial com o Judô brasileiro no pódio pela terceira vez.

BRASIL 4 X 2 MONGÓLIA

Na primeira luta, Rafael Silva Baby projetou Duurenbayar Ulziibayar por ippon e colocou o Brasil na frente. Já Rafaela Silva ampliou a vantagem em luta tática decidida nas punições contra Enkh-Otgon Losol. A Mongólia descontou com o ippon de Tsogtbaatar Tsend-Ochir sobre Eduardo Barbosa (73kg) na terceira luta. Mas, Maria Portela dominou Gankhaich Bold, forçou duas punições e projetou para marcar um waza-ari a poucos segundos do fim e fez o terceiro ponto brasileiro. Rafael Macedo (90kg) poderia ter decretado a vitória com um quarto ponto para o Brasil, entretanto, parou nas punições diante de Altanbagana Gantulga e a definição ficou para o último combate, entre Suelen Altheman e Munkhtseteg Otgon.

A brasileira se impôs no combate, conseguiu projetar Otgon por waza-ari e logo conectou uma imobilização no solo para liquidar o duelo. Brasil quatro, Mongólia um e a seleção brasileira de Judô fecha sua participação em Tóquio com três pódios, todos de bronze.

A Seleção Brasileira começou a caminhada com vitória por 4 a 3 sobre a Alemanhas nas oitavas de final. Já nas quartas, a equipe teve mais facilidade e bateu o Azerbaijão por 4 a 1. No entanto, nas semifinais, o time brasileiro foi superado pela equipe da casa, o Japão, por 4 a 0, e precisou ir em busca da medalha de bronze.