Mahamed Aly, Tainan, Anna Rodrigues e mais: confira os campeões do Grand Slam de Miami

Mahamed Aly, Tainan, Anna Rodrigues e mais: confira os campeões do Grand Slam de Miami

O circuito mundial do Abu Dhabi Grand Slam teve início no último fim de semana, na Flórida (EUA), com a temporada 2021/2022. O ADGS Miami reuniu centenas de competidores de todo o mundo no Centro de Convenções do Aeroporto de Miami, que teve atletas adulto e master das faixas-roxa, marrom e preta.

As competições na faixa-preta adulto – masculino e feminino – tiveram nomes importantes e promessas do Jiu-Jitsu. Em cada categoria de peso, aconteceram lutas acirradas na busca pela medalha de ouro.

Confira um resumo das divisões:

> Masculino adulto faixa-preta

Até 56kg – Roiter Lima conseguiu na primeira etapa da nova temporada algo que nenhum atleta fez no ano passado. Com o placar de 7 a 5 em uma luta acirrada e animada na final, Roiter superou Jonas Andrade e encerrou uma sequência de vitórias do atleta da Cícero Costha na categoria, além de ficar com o título.

Até 62kg – Diogo Reis lutou três vezes até levar a medalha de ouro. Sempre intenso, primeiro ele derrotou Gabriel Gaudio por 3 a 0, depois enfrentou Kalel Santos – vencendo por 3 a 1. O ex-campeão Bebeto Oliveira foi o adversário em decisão cheia de ação. Com a vantagem de 1 a 0, Diogo se sagrou campeão.

 


Até 69kg – Fabrício Júnior teve a alegria de enfrentar seus companheiros de treino na Fight Sports. O faixa-preta primeiro finalizou Cristhian Cevallos, depois estrangulou Brian Machecha para se encontrar com o ex-campeão Thiago Macedo. Uma pontuação de 3 a 2 garantiu o ouro para Fabrício.

Até 77kg – uma das sensações na faixa-preta, Tainan Dalpra mostrou toda sua técnica. Em quatro duelos, derrotou Rodrigo Gortari por 15 a 1, finalizou Fabrício Barbarotti e também Caio Caetano. Na final, um desafio amistoso, já que Jonatha Alves, companheiro de equipe na AOJ, foi o adversário. Dalpra venceu por 4 a 2.

 


Até 85kg – Jaime Canuto lutou duas vezes em Miami pela medalha de ouro. Primeiro, derrotou Ricardo de Rezende por 3 a 0 na semifinal. A disputa pelo título foi contra André Porfirio, com o placar de 3 a 2.

Até 94kg – Renan Cruz e João Costa foram os únicos dois atletas inscritos na categoria. Cruz levou a melhor nos dois confrontos e saiu com a medalha de ouro da primeira etapa do circuito mundial da AJP Tour.

Até 120kg – uma das estrelas do Jiu-Jitsu mundial, Mahamed Aly entrou em ação duas vezes para se tornar o campeão no Grand. Ele finalizou Davi Cabral no estrangulamento e depois venceu Max Gimenis por 2 a 0.

> Feminino adulto faixas-marrom/preta

Até 49kg – Mayssa Bastos também fez duas lutas para ser campeã. Primeiro, ela estrangulou Jessa Khan na semifinal, e aí encaixou um estrangulamento pelas costas para vencer Abbigayle Pontes na decisão.

Até 55kg – Anna Rodrigues teve trajetória parecida em Miami. A casca-grossa finalizou Jessica Branco com uma chave de kimura e, em seguida, venceu Alexa Yanes por 4 a 0 para confirmar o título da categoria.

 


Até 62kg – Alanis Santiago, de Porto Rico, primeiro finalizou Madeline Choconta, depois venceu Suellen de Souza com um placar apertado de 3 a 2. A final colocou Alanis contra a brasileira Betina Pereira Após um empate por 1 a 1, Alanis levou o ouro para casa por ser a última a pontuar – critério de desempate.

Até 70kg – Larissa de Almeida aproveitou a oportunidade em uma categoria de peso sem favoritas. Ela lutou três vezes para faturar a cobiçada medalha de ouro. Começou com um 3 a 1 sobre Deise Leonanjo e depois 8 a 3 diante de Gloria Armas. Já na final, em combate acirrado com Melissa Cueto, triunfou por 1 a 0.

Até 95kg – Yara Soares lutou duas vezes e finalizou as duas adversárias. Primeiro, pegou Sarah Rice com um estrangulamento de lapela e, na sequência, aplicou um armlock contra Tara White para garantir o ouro.