Sem reposição hormonal, técnico do UFC revela idade limite para um atleta leve ser campeão

Treinador de grandes atletas do UFC, Dedé Pederneiras disse que a falta de testosterona nos lutadores abrevia o tempo de auge do atleta

Sem reposição hormonal, técnico do UFC revela idade limite para um atleta leve ser campeão

Dedé Pederneiras foi convidado do "Tourocast", comandado pelo ex-lutador do UFC, Rogério Minotouro (Foto: Reprodução)

Um dos maiores treinadores de MMA do mundo, o brasileiro Dedé Pederneiras, líder da Nova União, já revelou e treinou nomes como os ex-campeões peso-pena e galo do UFC, José Aldo e Renan Barão, entre lutadores de destaque na organização norte-americana, como Léo Santos, Thales Leites, Hacran Dias, Ronny Markes, entre outros. Com anos de experiência e ensinamentos nas artes marciais, Dedé participou recentemente do podcast “Tourocast“, comandado pelo também ex-UFC, Rogério Minotouro.

Entre os assuntos abordados durante o episódio, Dedé foi questionado sobre até qual idade um atleta que compete nas divisões mais leves do MMA (entre peso-mosca – 56kg, até peso-leve – 70kg), vive o seu auge no esporte brigando por títulos. Pederneiras destacou que não só a idade é um fator determinante para o lutador se manter no topo, mas sim os níveis de testosterona por ele produzidos.

“Eu acho que depois dos 35, 36 anos, fica bem difícil para um lutador chegar bem nas categorias mais leves. Não é que seja impossível, mas é mais difícil. Ainda mais quando se tem um controle de dopagem muito grande. Aí você tira a chance de um cara se manter por mais tempo no auge”, declarou Dedé, que seguiu:

“O que vejo e analiso a vida inteira é que tem atletas que conseguem manter um nível de testosterona alto por toda a vida, sem tomar nada. Esse cara tem a chance de se manter no auge mais velho. A testosterona alta é um fator fundamental para um atleta competir em alto nível. A maioria dos grandes campeões que foram ficando mais velhos e perderam condição de se manter no auge, se fizessem uma terapia de reposição, voltariam ao topo”, finalizou o treinador.

Dedé Pederneiras, atualmente com 56 anos de idade e lendário treinador da Nova União, foi hexacampeão brasileiro de Jiu-Jitsu e em 2019 foi promovido pela IBJJF ao sétimo grau na arte suave, conquistando a faixa coral. Dedé, além disso, teve breve carreira no MMA e chegou a disputar o cinturão meio-médio do Ultimate, em 1999, no UFC 21, mas foi derrotado por Pat Miletich. Ao todo, fez quatro lutas nas artes marciais mistas, com uma vitória, uma derrota e depois empates.

Dedé Pederneiras foi convidado do

Dedé Pederneiras foi convidado do “Tourocast”, comandado pelo ex-lutador do UFC, Rogério Minotouro (Foto: Reprodução)

Para conferir mais notícias sobre Dede Pederneiras e o UFC, clique aqui