UFC Vegas 83: Song Yadong tem atuação dominante e supera Gutierrez; brasileiros vencem no card

Em ação no UFC Vegas 83, neste sábado (9), brasileiros André Sergipano, Luana Santos e Talita Alencar venceram no card; confira os destaques

UFC Vegas 83: Song Yadong tem atuação dominante e supera Gutierrez; brasileiros vencem no card

Song Yadong derrotou Chris Gutierrez na luta principal do UFC Vegas 83 (Foto: Divulgação/UFC)

Penúltimo evento do Ultimate no ano de 2023, o UFC Vegas 83 foi realizado neste sábado (9), em Las Vegas, nos Estados Unidos, e contou com duelos empolgantes ao longo da edição. Na luta principal da noite, válida pela categoria peso-galo, Song Yadong foi dominante em suas ações e derrotou o americano Chris Gutierrez na decisão unânime dos jurados. Com o resultado, o casca-grossa chinês deve chegar ao Top 5 da divisão até 61kg, que tem Sean O’Malley como atual campeão.

O co-main event do UFC Vegas 83 teve o combate entre Khalil Rountree Jr. e Anthony Smith, válido pela divisão dos meio-pesados. Em um duelo totalmente voltado para a trocação, os dois lutadores trocaram duros golpes. No fim, quem levou a melhor foi Khalil Rountree, que nocauteou Smith no terceiro e último round, e emplacou sua quinta vitória consecutiva na franquia norte-americana.

Também no UFC Vegas 83, cinco brasileiros entraram em ação no cage. No card principal, André Sergipano derrotou JunYong Park em duelo marcado por muito equilíbrio. No card preliminar, Melquizael Costa acabou sendo nocauteado pelo americano Steve Garcia no segundo round, mas Luana Santos superou Stephanie Egger por decisão unânime, enquanto a estreante Talita Alencar levou a melhor sobre a compatriota Rayanne Amanda na decisão dividida dos árbitros.

Song Yadong tem atuação dominante e vence Chris Gutierrez

Responsáveis pela luta principal do UFC Vegas 83, os pesos galo Song Yadong e Chris Gutierrez iniciaram o combate de forma bastante estudada, com poucas ações na luta em pé. Com maior volume de golpes, principalmente com seus chutes baixos, o chinês se mostrou superior no primeiro round. Os dois lutadores continuaram apostando nos chutes no segundo assalto. O americano equilibrou as ações na trocação, mas foi pego de surpresa com uma boa queda de Yadong, que ficou por cima até o final da parcial, contabilizando pontos importantes.

Song Yadong começou o terceiro round conectando um bom cruzado, que balançou Chris Gutierrez. Mais ativo na luta, o chinês continuou melhor na luta em pé, voltando a apresentar um maior volume de golpes, e nos segundos finais, aplicou mais uma queda sobre o americano. Sentindo o bom momento, Song apertou o ritmo no quarto assalto e voltou a levar seu oponente ao solo. Por cima, Yadong concentrou suas ações com bons golpes no ground and pound e se manteve melhor na luta.

Ciente da vantagem, o chinês viu Chris Gutierrez dar brecha e novamente levou o confronto para o chão, onde continuou em posição de domínio por cima até o final. Depois de cinco rounds disputados no main event do UFC Vegas 83, Song Yadong foi declarado vitorioso na decisão unânime dos jurados e emplacou sua segunda vitória seguida no UFC.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por UFC (@ufc)

André Sergipano leva a melhor sobre sul-coreano no card principal

Único brasileiro a entrar no card principal do UFC Vegas 83, André Sergipano iniciou o confronto diante de JunYong Park explorando a luta agarrada contra o adversário. Após muito insistir, o faixa-preta de Jiu-Jitsu conseguiu a queda e a transição para as costas de Park. Ao tentar a transição para o triângulo, no entanto, o mineiro acabou perdendo a posição e viu o sul-coreano terminar o primeiro round por cima, golpeando no ground and pound.

No segundo assalto, André conseguiu mais uma queda sobre Park, e assim como na parcial anterior, foi para as costas do oponente. Com a dificuldade de manter a posição por cima, diante da boa defesa de JunYong, Sergipano precisou explorar bastante a movimentação, mas não chegou a uma posição de domínio efetivo no solo.

Ciente da dificuldade e do equilíbrio da luta, André Sergipano não perdeu tempo e começou o terceiro e último round derrubando novamente JunYong Park. Assim como nos assaltos anteriores, o brasileiro fez a transição para as costas, mas não conseguiu finalizar no mata-leão. O sul-coreano voltou a inverter a posição e ficou por cima até o final da parcial, conectando alguns golpes no ground and pound. No fim, após muito equilíbrio, Sergipano saiu vitorioso no UFC Vegas 83, na decisão dividida, e se recuperou das duas derrotas sofridas anteriormente no UFC.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por UFC (@ufc)

Melquizael Costa sofre nocaute brutal para americano

Mais um brasileiro no card preliminar do UFC Vegas 83, Melquizael Costa começou o combate contra Steve Garcia buscando a luta agarrada, grudando nas costas do adversário. Muito insistente na posição, “Melk” se manteve dominante e terminou o primeiro round de maneira superior. No segundo assalto, o paraense tentou manter a estratégia, mas recebeu um forte golpe de Garcia e foi a knockdown. Logo na sequência, o americano aplicou uma sequência brutal de golpes no ground and pound e conseguiu a vitória por nocaute.

Com o duelo encerrado, Melquizael chegou até mesmo a “agarrar” as pernas do árbitro como se ainda estivesse em ação, o que comprovou que a interrupção do juiz ocorreu de forma correta. Com o resultado positivo no evento deste sábado, em Las Vegas, Steve Garcia emplaca sua terceira vitória consecutiva e consolida sua boa fase na organização norte-americana. Por outro lado, Melquizael Costa, que vinha de triunfo em sua última luta, amarga sua segunda derrota em três lutas dentro do Ultimate.

Desnorteado após ser nocauteado no UFC Vegas 83, Melquizael Costa chegou a agarrar as pernas do árbitro (Foto: Reprodução/UFC)

Desnorteado após ser nocauteado no UFC Vegas 83, Melquizael Costa chegou a agarrar as pernas do árbitro (Foto: Reprodução/UFC)

Luana Santos vence suíça e segue invicta na organização

Em ação no card preliminar do UFC Vegas 83, Luana Santos começou a luta contra Stephanie Egger buscando a trocação franca. Com maior volume de golpes, a brasileira pressionou a suíça contra a grade, onde controlou as ações e foi superior ao longo do primeiro round. O segundo assalto começou com uma troca franca de golpes entre as lutadoras. Fazendo muita força, a paulista voltou a levar sua oponente para a grade e, logo na sequência, aplicou uma boa queda. Luana não conseguiu sustentar a posição por muito tempo, e o combate voltou para a trocação, onde a suíça acertou bons golpes na média distância.

Luana Santos iniciou o terceiro e último round derrubando Stephanie Egger com muita técnica. No entanto, a suíça conseguiu colocar a luta em pé mais uma vez. A brasileira, então, passou a controlar mais o tempo e novamente pressionou a oponente contra a grade a maior parte do tempo. Com o fim do combate, os árbitros declararam a vitória da paulista na decisão unânime dos jurados. Com o resultado, Luana Santos emplaca seu segundo triunfo em duas lutas no UFC, e agora contabiliza sete resultados positivos em seu cartel no MMA.

Luana Santos teve boa atuação no UFC Vegas 83 e emplacou sua segunda vitória seguida no Ultimate (Foto: Divulgação/UFC)

Luana Santos teve boa atuação no UFC Vegas 83 e emplacou segunda vitória seguida no Ultimate (Foto: Divulgação/UFC)

Em duelo de brasileiras estreantes, Talita Alencar supera Rayanne Amanda

Em confronto brasileiro que abriu o card do UFC Vegas 83, neste sábado (9), Talita Alencar e Rayanne Amanda buscaram a luta em pé no início. Talita buscou derrubar a compatriota en duas oportunidades, mas não conseguiu levar o duelo ao solo. Rayanne, por sua vez, teve maior volume em suas ações e também conectou os golpes mais precisos no primeiro round. A paraense continuou bastante ofensiva em suas ações na trocação no segundo assalto, explorando os contragolpes e boas combinações na média distância. Talita, por sua vez, conseguiu derrubar a adversária, onde buscou encaixar uma kimura e aplicou alguns golpes no ground and pound.

O terceiro round entre as pesos palha iniciou de forma estudada, e Talita Alencar buscou novamente derrubar Rayanne Amanda, que conseguiu evitar a queda. Mais desgastada, Rayanne insistiu na luta em pé, mas não conseguiu ser tão efetiva quanto nos assaltos anteriores. No fim, após três rounds disputados e equilibrados, Talita foi declarada vencedora na decisão dividida dos jurados e estreia com o “pé direito” no UFC. Rayanne, por sua vez, debuta com revés e vê chegar ao fim uma sequência de três vitórias na carreira.

Talita Alencar estreou com vitória ao superar a compatriota Rayanne Amanda no UFC Vegas 83 (Foto: Divulgação/UFC)

Talita Alencar estreou com vitória ao superar a compatriota Rayanne Amanda no UFC Vegas 83 (Foto: Divulgação/UFC)

RESULTADOS COMPLETOS:

UFC Vegas 83
UFC Apex, em Las Vegas (EUA)
Sábado, 09 de dezembro de 2023

Card principal
Song Yadong derrotou Chris Gutierrez por decisão unânime dos jurados
Khalil Rountree Jr derrotou Anthony Smith por nocaute no 3R
Nasrat Haqparast derrotou Jamie Mullarkey por nocaute técnico no 1R
Tim Elliott finalizou Sumudaerji com um katagatame no 1R
André Sergipano derrotou JunYong Park por decisão dividida dos jurados

Card preliminar
Kevin Jousset derrotou Song Kenan por decisão unânime dos jurados
HyunSung Park derrotou Shannon Ross por nocaute técnico no 2R
Steve Garcia derrotou Melquizael Costa por nocaute técnico no 2R
Luana Santos derrotou Stephanie Egger por decisão unânime dos jurados
Tatsuro Taira derrotou Carlos Hernandez por nocaute técnico no 2R
Talita Alencar derrotou Rayanne Amanda por decisão dividida dos jurados

Para mais notícias sobre UFC Vegas 83, clique aqui