Lenda do Pride, Wanderlei Silva é anunciado como Hall da Fama do UFC: ‘Cara assustador’
Wanderlei Silva marcou época no extinto Pride no Japão, onde foi campeão dos médios e também do GP dentro da mesma categoria

Wanderlei Silva é o mais novo membro do Hall da Fama do UFC (Foto: Divulgação/UFC)
Ídolo de todo uma geração, Wanderlei Silva é o mais novo membro do Hall da Fama do Ultimate. O anúncio do brasileiro na seleta galeria de lendas da companhia aconteceu durante o UFC 298, no começo da madrugada deste domingo (18), no horário de Brasília. O “Cachorro Louco”, que estava presente em Anaheim (EUA) para acompanhar o evento, foi aplaudido de pé pela torcida na Honda Arena.
Wanderlei Silva marcou época no extinto Pride no Japão, onde foi campeão dos médios e também do GP dentro da mesma categoria. Entre 2001 e 2007, para muitos fãs e especialistas, não tinha ninguém melhor que o curitibano no MMA.
“Wanderlei Silva é um dos verdadeiros pioneiros do MMA. Wanderlei deixou sua marca ao realizar algumas das lutas mais memoráveis da história dos esportes de combate. Ele teve lutas lendárias contra Mirko Cro Crop, Chuck Liddell, Dan Henderson, Brian Stann, e suas lutas contra Rich Franklin, foram guerras absolutas! Ele também foi uma das primeiras estrelas do Pride que ajudou a aumentar a base de fãs do MMA em escala global, e será uma honra incluí-lo no Hall da Fama do UFC neste ano”, disse Dana White em comunicado.
“Wand” registrou vitórias emblemáticas sobre Kazushi Sakuraba, Rampage Jackson, Ricardo Arona, entre outros. Pelo Pride foram 22 triunfos, apenas quatro derrotas, um empate e outro “No Contest” (luta sem resultado).
Com o fim da franquia japonesa após ser adquirida pelo Ultimate, o “Cachorro Louco” se mudou para o UFC e não conseguiu repetir o mesmo desempenho. Embora tenha vencido nomes como Michael Bisping, o brasileiro teve sete derrotas e cinco vitórias na franquia de Dana White. Por fim, no Bellator, foram duas aparições com resultados negativos diante de Chael Sonnen e Rampage.
Aos 47 anos, Wanderlei não luta desde 2018. Na última semana, a lenda brasileira topou um desafio para uma luta de Boxe contra Rampage. Os dois já se enfrentaram quatro vezes no MMA, com uma vitória para cada lado.
Número da carreira de Wanderlei Silva:
UFC
- Maior número de nocautes na história da Zuffa (PRIDE / UFC / WEC / Strikeforce) – 19
- Maior número de knockdowns na história da Zuffa (PRIDE / UFC / WEC / Strikeforce) – 27
PRIDE:
- Maior número de vitórias na história do PRIDE – 22
- Maior número de nocautes na história do PRIDE – 15
- Maior número de knockdowns na história do PRIDE – 18
- Maior número de golpes significativos na história do PRIDE – 720
- Maior sequência de lutas invictas na história do PRIDE – 20 (18-0-1, 1 NC)
- Reinado mais longo na história do PRIDE como campeão dos médios – 1.939 dias
- Empatado no maior número de nocautes por tiro de meta/pisão na história do PRIDE – 4