Claudinha Gadelha encerra carreira no MMA e assume cargo no UFC

Claudinha Gadelha encerra carreira no MMA e assume cargo no UFC

Claudinha Gadelha tem uma longa história dentro do UFC (Foto: Reprodução/Instagram)

Uma das principais lutadoras do Brasil no MMA, Claudinha Gadelha comunicou aos dirigentes do UFC a decisão de se aposentar do esporte. A informação foi publicada durante a sexta-feira (17) pelo MMA Fighting. A brasileira vai assumir o cargo de Diretora de Desenvolvimento de Atletas do UFC, como informou o Canal Combate. Ela vai trabalhar ao lado de Rodrigo Minotauro.

Aos 33 anos, Claudinha Gadelha chegou ao UFC em 2014, quando venceu Tina Lähdemäki por decisão unânime. Em julho de 2016, disputou o cinturão dos palhas contra a então campeã Joanna Jędrzejczyk, mas foi derrotada por unanimidade após cinco rounds. No total, a potiguar teve na carreira um cartel de 18 vitórias e cinco derrotas, com grandes momentos no UFC.

A última apresentação de Claudinha no UFC aconteceu há mais de um ano, em novembro de 2020, quando foi superada pela chinesa Xiaonan Yan. Após o revés, Gadelha apresentou problemas de concussão cerebral e teve dificuldades para competir em 2021. A brasileira, que ocupava a sétima posição do peso-palha, inclusive não faz mais parte do ranking. Através de uma live no Instagram, em inglês e português, a agora ex-lutadora explicou a tomada de decisão.

“Os sintomas da concussão foram bem dolorosos. Nessa época, eu comecei a estudar e me apaixonei pela Nutrição. Aí, comecei a entender muito sobre os atletas de alta performance. Então, surgiu a ideia de parar de lutar há uns meses, mas ia para a academia, treinava bem e queria lutar. Mas no fundo, sentia que queria outras coisas para a minha vida. Há uns dois meses tive a certeza absoluta e surgiu a oportunidade de trabalhar no UFC. Eu quis bem entender o que eles queriam, mas também queria somar para a empresa e para o esporte”, disse Claudinha.

Para conferir mais notícias sobre Claudinha Gadelha, clique aqui