Médico Emerson Cruz fala sobre esporte e qualidade de vida: ‘O básico não se negocia’

Médico Emerson Cruz fala sobre esporte e qualidade de vida: ‘O básico não se negocia’

Cada vez mais, homens e mulheres das mais variadas idades recorrem às lutas como esporte principal – Boxe, Muay Thai, Jiu-Jitsu, Judô, entre outras – para manter o corpo em forma, aliviar o estresse e, até mesmo, aprender uma defesa pessoal.

Médico atuante em saúde preventiva e emagrecimento, o Dr. Emerson Cruz ficou famoso pelo bordão “o básico não se negocia”. Segundo ele, praticar atividades físicas – lutas incluídas – é algo inegociável para quem deseja uma melhor qualidade de vida.

“Você é feito de corpo, mente e espírito. Nada adianta ter uma mente e espírito adequados em detrimento de um corpo sucateado. Por isso, é importante trabalhar o físico e construir músculos, práticas que aumentam teu desempenho cognitivo e liberam as endorfinas que te ajudam no gerenciamento do estresse”, explicou o nutrologista.

O Dr. Emerson Cruz lembra que, hoje, a obesidade é uma doença que afeta 96 milhões de pessoas no Brasil, ou seja, 60.3% da população adulta, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) feita em conjunto com o Ministério da Saúde. As lutas, entre outros benefícios, trabalham o abdômen, a lombar, músculos inferiores e superiores e, por isso, são uma excelente forma de perder peso.

“A prática de esportes contribui com um bom condicionamento físico e muscular, melhora a flexibilidade dos membros e fortalece os ossos. Além disso, eleva a qualidade de vida e ajuda a prevenir ou combater a obesidade, diabetes, hipertensão e até doenças neurológicas”, disse o médico.

Para Emerson Cruz, os benefícios do esporte para a mente vão desde a melhora da autoconfiança até o combate à depressão, pois melhora o humor, a autoestima, reduz o estresse e eleva o nível de concentração. As lutas ainda trazem um componente interessante – a disciplina -, pois a maior parte das modalidades contém uma filosofia e um estilo de vida, nos quais os praticamente aos poucos aprendem a usá-las em sua rotina.

“Para ter melhor qualidade de vida, ser saudável, não adianta apenas focar na alimentação. Embora seja um pilar muito importante, precisa estar alinhado com outros pontos da vida, como ter a qualidade e quantidade do sono adequado, praticar atividade física e fazer o gerenciamento do estresse”, finalizou.

Saiba mais sobre o trabalho do Dr. Emerson Cruz, aqui