Ronda Rousey revela segredo ‘de anos’ e cita razão que forçou sua aposentadoria do MMA; saiba

Ronda Rousey revelou que graves concussões ao longo da carreira a fizeram se aposentar do MMA precocemente; confira

Ronda Rousey revela segredo ‘de anos’ e cita razão que forçou sua aposentadoria do MMA; saiba

Ronda Rousey revelou que graves concussões ao longo da carreira a fizeram se aposentar do MMA precocemente (Foto: Divulgação/UFC)

Considerada um dos grandes nomes da história do MMA feminino, Ronda Rousey fez a sua última apresentação em dezembro de 2016, na luta principal do UFC 207, quando foi nocauteada por Amanda Nunes de forma brutal, em apenas 48 segundos. Desde então, a ex-campeã peso-galo se afastou das artes marciais mistas e, na época, fãs e especialistas consideraram que a aposentadoria de “Rowdy”, na época com 29 anos, se deu após os duros nocautes sofridos para Amanda e também para Holly Holm, em 2015.

No entanto, quase 10 anos depois, Ronda Rousey abriu o jogo e disse que a verdadeira causa para a sua aposentadoria precoce do MMA aconteceu por conta de um histórico grave de concussões, que nunca havia sido falado por ela ao longo da sua carreira. Lidando com concussões desde a época em que competia no Judô, a americana afirmou que nunca trouxe o caso à tona pois, caso falasse publicamente, poderia ser impedida de competir. Diante disso, manteve o “segredo” por muito tempo, sobretudo no período em que esteve no UFC.

A surpreendente revelação veio através de uma live feita por Ronda Rousey em sua conta oficial no Instagram. A ex-campeã peso-galo do Ultimate vem promovendo seu livro, chamado “Our Fight” (Nossa Luta), que deve ser lançado ainda este ano, e ao ser questionada por um dos seus fãs sobre qual conteúdo exclusivo e nunca revelado estaria no livro, “Rowdy” trouxe à tona o segredo que guardou por anos e deixou claro que a aposentadoria veio por uma preocupação com a sua saúde a médio e longo prazo.

“Meu histórico de concussões que tive que manter em segredo por anos, para que eu pudesse continuar competindo e performando. É basicamente por isso que tive que me aposentar. Tinha tanta coisa sobre (a derrota para Holly Holm, em 2015) que eu não podia falar, seja em entrevista ou artigo, senão haveria muito foco em minhas palavras e as pessoas leriam isso. Tinha muita coisa a ver com tantas concussões quando eu estava no Judô, antes mesmo de entrar no MMA”, disse Ronda Rousey, que seguiu:

“Não poderia mesmo falar sobre isso quando estava lutando MMA. Porque eu, literalmente, colocaria um alvo na minha cabeça, e talvez não tivesse mais permissão para competir. Queria que as pessoas entendessem minhas razões. Fui forçada a parar de lutar quando estava mais rápida, forte, habilidosa e tinha um melhor entendimento da arte do que nunca. Uma decisão muito difícil de se entender (aposentadoria do MMA), mas que meu corpo realmente tomou por mim”, concluiu a americana, de acordo com transcrição da ESPN americana.

Atualmente com 37 anos, Ronda Rousey contabilizou 12 vitórias, sendo nove delas por finalização, e duas derrotas, como já citadas, para Amanda Nunes e Holly Holm. Em sua trajetória no UFC, “Rowdy” derrotou nomes como Liz Carmouche, Miesha Tate, Sara McMann, Alexis Davis, Cat Zingano e Bethe Correia. Após sua aposentadoria do MMA, a americana migrou para a WWE, renomado evento de lutas coreografadas.

Para conferir mais notícias sobre Ronda Rousey, clique aqui