Seleção feminina treina na Espanha em fase final de preparação para os Jogos Pan-Americanos e o Mundial

Seleção feminina treina na Espanha em fase final de preparação para os Jogos Pan-Americanos e o Mundial

A elite do Judô mundial está na Espanha desde o último domingo (30) para uma semana de treinos intensos preparatórios para o Campeonato Mundial de Tóquio 2019. O camping, que há 25 anos acontecia em Castelldefels, mudou-se para Alicante nesta temporada e levou para a cidade cerca de 700 judocas de mais de 40 países. Entre eles, a seleção feminina do Brasil que está em fase final de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Lima e para o Mundial de Tóquio, ambos em agosto. A agenda na Europa faz parte do planejamento integrado realizado entre a CBJ e o Comitê Olímpico do Brasil.

“O treino está bem cheio. Apesar do Campeonato Europeu ter sido há poucos dias, tem bastante gente aqui. Este é um dos únicos treinamentos que o Japão vem com a equipe principal, além das potências da Europa e muitos outros países”, destacou a peso médio-Maria Portela, convocada para Tóquio 2019. “É uma ótima oportunidade para analisar, estudar, treinar situações diferentes e ajustar os detalhes finais para o Campeonato Mundial. Estou muito feliz pela oportunidade de estar aqui realizando esse intercâmbio”.

A atividade oferece aos atletas um cardápio de treinos recheado de medalhistas olímpicos, mundiais e continentais, além de possíveis adversários nas competições mais importantes. Para a pesado Maria Suelen Altheman é hora de aproveitar e treinar com as melhores.

“Eu já tinha participado desse treinamento quando era em Castelldefels. É muito tradicional e a cada ano que passa o nível está mais alto, com vários atletas medalhistas em Mundiais e Olimpíadas. Eu pretendo aproveitar o máximo desse treinamento, pois não é sempre que temos um treino de alta qualidade com as melhores atletas da categoria presentes. Está sendo uma grande preparação para o Campeonato Mundial”, afirmou Suelen.

Além de Portela e Suelen, estão na Espanha as judocas Eduarda Francisco (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Rafaela Silva (57kg), Tamires Crude (57kg), Ketleyn Quadros (63kg), Ellen Santana (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Beatriz Souza (+78kg), com o técnico Mario Tsutsui comandando os treinos para os atletas brasileiros.

A seleção ficará em Alicante até o dia 6 de julho e emendará outro treinamento, em Valência, até o dia 10. Para finalizar, a equipe seguirá para a Hungria, onde disputará o Grand Prix de Budapeste nos dias 12, 13 e 14 de julho. Será a última competição da seleção brasileira feminina antes de Lima e Tóquio. A equipe masculina, por outro lado, embarcou na última terça-feira (2) para o Canadá, onde lutará o Grand Prix de Montreal neste final de semana. Em seguida, partirão para treinamento em Houlgate, na França.