Coluna da Arte Suave: bebida alcoólica antes do treino de Jiu-Jitsu prejudica o desempenho? Leia e opine

Em seu novo artigo publicado na TATAME, Luiz Dias fala sobre alunos que ingerem bebidas alcoólicas e demais substâncias antes do treino de Jiu-Jitsu

Coluna da Arte Suave: bebida alcoólica antes do treino de Jiu-Jitsu prejudica o desempenho? Leia e opine

Em novo artigo na TATAME, Luiz Dias fala sobre o uso de bebidas e demais drogas antes dos treinos de Jiu-Jitsu (Foto: Ilan Pellenberg)

* Recentemente, recebi um e-mail de um lutador perguntando minha opinião sobre um assunto muito controverso que já aconteceu na minha academia de Jiu-Jitsu. Ele perguntou qual era a minha posição sobre tomar umas cervejas ou outras drogas lícitas ou não antes de ir treinar. Bom, como disse antes, aqui é apenas a minha opinião, e eu não acho correto você tomar umas cervejas e ir treinar, ou usar qualquer substância para o mesmo objetivo. 

Acompanhe abaixo outros artigos escritos pelo professor Luiz Dias:

Para mim, o treino de Jiu-Jitsu começa quando pego o quimono e caminho para a academia, pensando nas posições e nos treinos que vou dar. Treinar, para mim, é estar consciente por completo das suas capacidades e deficiências a serem melhoradas. O desafio é meu, para mim mesmo, de ir buscar a minha evolução consciente que não utilizei nada para potencializar o meu treino, até mesmo porque muitas dessas drogas não fazem bem ao corpo. 

Principalmente, entendo você saber que trabalha para a sua evolução, sua vitória no combate com seu próprio esforço é o melhor estímulo. Porque, ao usar qualquer tipo de droga, pode caber uma pergunta: se eu não tivesse ingerido determinada substância, teria êxito? E quando não puder usar o que tomei antes, ficarei inseguro? Infelizmente, tive na minha academia de Jiu-Jitsu um aluno que chegava para treinar depois de tomar umas cervejas. É nítido que seu raciocínio é diferente, assim como o tempo de reação também. 

De outras substâncias, também tive um aluno de Jiu-Jitsu que, ao ser finalizado, teve uma reação muito agressiva. Sempre ao perceber essas situações, eu falo discretamente com o meu aluno e explico que não pode treinar, para preservar a sua própria integridade física. E para ilustrar melhor a percepção do aluno, eu inverto a situação. Eu me ponho no papel inverso e pergunto: “O que acha de vir treinar e me encontrar alterado no dojô, exalando cheiro de bebida ou de outra de outra substância, até mesmo de cigarro?”. 

O mesmo podemos desdobrar para outras situações, como ir numa consulta médica ou de qualquer outro serviço e o profissional em questão te atende, e você percebe que ele não está sóbrio, sem estar totalmente consciente do que fala e faz. Você se sentiria seguro? Na verdade, vejo como uma falta de respeito ao nosso Jiu-Jitsu quando quaisquer dos dois lados pisam no dojô sem estar sóbrio. Tanto o aluno como, principalmente, o professor que têm de ser exemplos.  

Se a cerveja vai te relaxar, vejo que ela não está inserida no momento certo. Reveja sua decisão. Álcool antes do treino? Não creio ser a decisão ideal. Quanto a outras substâncias, penso o  mesmo. Mas cada um fica ao seu critério, a superação de si mesmo é o melhor estímulo que um lutador pode ter. Tudo tem seu momento certo. 

Vejo a hora do treino de Jiu-Jitsu como um momento para você estar focado, atento ao seu professor e às lutas, percebendo a si mesmo. Tive alunos que, no primeiro momento, não concordaram comigo, mas depois até me agradeceram por perceberem como, na verdade, essas atitudes o prejudicavam até mesmo fora dos tatames.

Para mais informações, veja www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. Também conheça o www.geracaoartesuave.com.br/.

* Por Luiz Dias

Em novo artigo na TATAME, Luiz Dias fala sobre o uso de bebidas e demais drogas antes dos treinos de Jiu-Jitsu (Foto: Ilan Pellenberg)

Em novo artigo na TATAME, Luiz Dias fala sobre o uso de bebidas e demais drogas antes dos treinos de Jiu-Jitsu (Foto: Ilan Pellenberg)

Para conferir mais notícias sobre Jiu-Jitsu, clique aqui