Coluna da Arte Suave: se testar no Jiu-Jitsu e buscar a evolução são pontos essenciais ao atleta
Em seu novo artigo, Luiz Dias falou sobre a importância do atleta de Jiu-Jitsu estar sempre se testando e buscando a evolução
Em seu novo artigo, Luiz Dias falou sobre a importância do atleta de Jiu-Jitsu estar sempre se testando e buscando a evolução (Foto: Reprodução)
* Em um treino na minha academia de Jiu-Jitsu, vi um lutador ser finalizado e ficar nitidamente irritado. Todos nós queremos vencer, é claro, mas nem todos querem aprender novas posições e muitos têm até uma certa resistência em fazer e experimentar para perceber se essa posição se encaixa em sua rotina.
- Coluna da Arte Suave: a importância de sempre estar disposto a se testar
- Coluna da Arte Suave: Jiu-Jitsu e defesa pessoal devem caminhar lado a lado
- Coluna da Arte Suave: Jiu-Jitsu e a motivação para vencer em treinos e torneios
- Coluna da Arte Suave: dicas aos faixas branca em treinos com os graduados
- Coluna da Arte Suave: no Jiu-Jitsu, esteja sempre disposto a procurar por desafios
- Coluna da Arte Suave: como é ser professor de Jiu-Jitsu e quais são as ‘missões’
Creio que aprendemos sempre em cada treino. Num determinado treino, esse meu aluno foi finalizado numa posição que ele não quis fazer porque “julgou” que não funcionava e sequer quis fazer em aulas anteriores. Pagou sofrendo com a finalização que não quis estudar. Quando falei com ele após o treino, constrangido, me deu razão.
Vamos ter a mente aberta e estudar as posições de Jiu-Jitsu. Não pré-julgue nenhuma técnica que seu professor apresentar. Cabe a você estudar e ver se encaixa em você. Mas estude sempre novas técnicas, principalmente quando for apresentada pelo seu professor.
Existem treinos e treinos, Esta expressão quer dizer que podemos treinar de diferentes maneiras, com focos distintos em cada treino. Mas tem treinos que não cabe o medo de arriscar. Saia da sua zona de segurança. Nesses treinos, o objetivo é estudar posições, estratégias e novas rotinas. É hora de testar na luta se o que imaginamos combina com a realidade, ajustar o golpe à dinâmica da nossa luta e do nosso corpo. O foco da mente tem que estar direcionado para esses ajustes e responder às nossas perguntas.
Depois dos treinos, chega-se às conclusões. São necessários alguns ajustes? Existem aqueles treinos de Jiu-Jitsu lúdicos para relaxar, brincar com o amigo de treino, dar uma força para um lutador iniciante. Esses já são outros treinos. Na hora do treino específico, o objetivo do treino tem que estar no foco do atleta, na superação de suas deficiências e desenvolvimento de suas capacidades.
A própria percepção da importância do treino ajuda na evolução do atleta. Alguns lutadores não gostam de treinar, às vezes, por se acharem talentosos e com qualidades acima da média. Não se julgam com necessidade de treinar tanto. E muitos que, por acharem ao contrário, treinam tão obstinados que suplantam suas limitações e obtêm resultados considerados difíceis em cima de lutadores mais talentosos.
A certeza de poder melhorar incutida na mente é a melhor fonte de inspiração para o atleta de Jiu-Jitsu. Quando você não tem esse pensamento, você para. Esse erro é fatal em qualquer segmento de sua vida. Não é raro você encontrar lutadores que não evoluem e não estudam novas posições porque pensam que, com as posições que conhecem, são o suficiente para terem bons resultados, enquanto tantos outros lutadores estão treinando e desenvolvendo suas técnicas e qualidades.
O resultado você confere nas lutas quando lutadores são surpreendidos por seus oponentes. Não existem surpresas. No meu modo de ver, o que existe é o resultado do seu esforço, a execução perfeita no momento certo do golpe, deixando sem chance de defesa. Esse momento da luta não pode ser visto como sorte de um ou outro atleta. Eu vejo como resultado de dedicação, disciplina, esforço e vontade de evoluir. É de onde nascem as frases “treino duro, luta fácil” ou “quanto mais eu treino, mais sorte eu tenho!”. Bons treinos a todos! OSS!
Para mais informações, veja www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. Também conheça o www.geracaoartesuave.com.br/.
* Por Luiz Dias