Dana diz que resposta de Johnny Walker a médico causou interrupção e explica ‘invasão’ ao cage
Presidente do UFC, Dana White explica detalhes da polêmica envolvendo o duelo no UFC 294 entre Johnny Walker e Magomed Ankalaev, que terminou sem resultado
Duelo entre Johnny Walker e Ankalaev no UFC 294 terminou sem resultado e provocou grande polêmica (Foto: Reprodução)
Realizado no último sábado (21), em Abu Dhabi (EAU), o UFC 294 teve como um dos momentos mais comentados a paralisação da luta entre Johnny Walker e Magomed Ankalaev, que terminou em “No Contest” (sem resultado). Ainda no início do primeiro round, o brasileiro recebeu uma forte joelhada ilegal do russo. O duelo foi pausado para permitir que Johnny se recuperasse, no entanto, momentos depois, a luta foi oficialmente interrompida pelo árbitro central, que declarando a mesma como “No Contest”.
- Luta de Walker termina sem resultado, com confusão e até Dana ‘invade’ o cage
- UFC 294: Makhachev nocauteia Volkanovski de forma brutal e segue como campeão
Johnny Walker deixou claro que queria continuar no combate, mas o médico responsável por examiná-lo não concordou. A polêmica surgiu após o profissional examinar o brasileiro de forma imediata após Walker ter recebido o golpe ilegal. O médico, então, fez perguntas, e uma delas foi para que Johnny identificasse o país onde ele estava lutando. O carioca, então, respondeu que estaria “lutando no deserto”, e o médico considerou que a resposta não teve a eficácia suficiente, e por conta disso avisou ao árbitro, que interrompeu o confronto e declarou como “No Contest”.
“O cara (médico) é inexperiente. Acho que muitas coisas, provavelmente, aconteceram. Acho que o médico perguntou a ele: ‘Onde você está agora?’, e a resposta de Johnny foi: ‘Estou no deserto’. Ele não está errado”, resumiu Dana White, em entrevista coletiva após o UFC 294.
O mandatário também considera que a pergunta do médico e a resposta subsequente de Johnny Walker podem ter se perdido na tradução, porque, embora o brasileiro fale inglês, esta não é sua primeira língua. Segundo Dana, a situação não era a ideal naquele momento: “Acho que existiu uma grande barreira linguística entre os dois. Inexperiência (do médico). É uma merd*. É uma daquelas coisas que acontecem às vezes, mas vamos consertar essa situação envolvendo Walker e Ankalaev”, resumiu o “Big Boss”.
Depois que o combate foi interrompido, o brasileirou passou a circular pelo octógono em sinal de luta, o que fez Magomed Ankalaev vir em sua direção também querendo reiniciar o combate. A segurança, então, agiu rapidamente para mantê-los separados e o clima de tensão se instaurou. Em determinado momento, Dana White precisou “invadir” o cage para dizer, principalmente a Johnny Walker, se acalmar, o que amenizou a confusão rapidamente.
“Isso não parecia estar indo na direção certa”, disse Dana White sobre a potencial confusão que poderia ter acontecido, explicando o motivo de ter entrado no octógono. “Isso foi tudo o que precisava ser feito naquele momento”, finalizou o mandatário, que não confirmou se a organização pretende remarcar imediatamente o duelo entre o brasileiro e o russo.