Artigo: Jogos de Luta – saiba melhor como tornar o treinamento mais dinâmico e criativo

Novo artigo publicado na TATAME traz os detalhes sobre os Jogos de Luta nas academias de artes marciais; confira

Artigo: Jogos de Luta – saiba melhor como tornar o treinamento mais dinâmico e criativo

Novo artigo publicado na TATAME traz os detalhes sobre os Jogos de Luta nas academias de artes marciais (Foto: Reprodução)

Os Jogos são manifestações que nascem em diferentes culturas e acompanham o ser humano durante todo o seu processo de desenvolvimento. Nos treinamentos, podemos utilizar como recurso metodológico os Jogos de Luta, que além de tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas, nos proporcionam trabalhar movimentos técnicos e situações particulares das lutas de uma forma mais descontraída e lúdica, favorecendo o desenvolvimento espontâneo e criativo dos alunos.

Dentro do referencial teórico, encontramos estudos que utilizam diferentes terminologias para indicar o jogo como recurso metodológico para o ensino das lutas: Jogos de Luta (Olivier, 1993;  Sonoda-Nunes; Oliveira, 2021), Jogos de Oposição (Olivier, 1993; Santos, 2012), Jogos de Combate (Cartaxo, 2011), Mini Luta (Petrov, 1977 e 1996), Jogos e brincadeiras pedagógicas (Freitas, 1997), Jogos na Luta Esportiva (Agramonte, 2002), Atividades e jogos para iniciação aos esportes de Combate de domínio (Andreato e Marcondes, 2022).

Os Jogos de Luta, caracterizam-se como atividades de confrontação, que podem ocorrer entre duplas, trios, quartetos e em grupos. Estimulam a vivência de situações de Luta, ganhar e perder, ações simultâneas de atacar e se defender, domínio de situações de conflito corpo a corpo, além de ajuste constante em relação às reações de seu companheiro durante as disputas do jogo (Oliveira, Oliveira e Vagetti, 2020).

A aplicação dos Jogos de Luta pode ocorrer em diferentes contextos e ambientes de desenvolvimento das diferentes manifestações de luta, como academia, escola, clube, projeto social, entre outros. Cabe ao profissional avaliar o contexto de aplicação do jogo (participantes, faixa etária, local), a aula em que esse jogo será utilizado (conteúdo da aula de educação física na escola, formação esportiva, treinamento, etc.), o momento específico da aula em que o jogo será aplicado, entre outros aspectos (Sonoda-Nunes; Oliveira, 2021).

 

Durante a realização dos Jogos de Luta, o aluno experimenta situações de disputa que o conduzem ao conhecimento sobre o seu próprio corpo, seus limites, respeito ao outro, controle do equilíbrio, coordenação dos movimentos, respeito às regras, domínio das emoções, elaborar e reelaborar estratégias, canalizar a agressividade, estimular o pensamento tático, ajustes as situações de imprevisibilidade e resolução de problemas.

Petrov (1996) indica várias contribuições que os jogos (Mini luta) proporcionavam aos treinamentos de Wrestling. O autor apresenta uma sequência de mais de 30 jogos que trabalham essa perspectiva, destacando: aspectos motores, psicológicos e volitivos; fundamentos técnicos e táticos do Wrestling; alguns elementos da luta; a competição entre os participantes.

A proposta pode ser desenvolvida para qualquer faixa etária (adaptando-se os objetivos e a estratégia), favorece a preparação física e trabalha muito próximo à realidade do Wrestling. Como exemplo, podemos destacar a realização da técnica da “pegada”, presente em diversos jogos e apresentada como um dos elementos básicos para o desenvolvimento do wrestler (lutador), de forma que ele necessita realizar inúmeras repetições para que sejam registradas em sua memória e “incorporadas” ao seu sistema motor (Petrov, 1996).

Por meio dos Jogos de Luta, podemos estimular as pessoas a vivenciar situações de luta e, ao mesmo tempo trabalhar os diferentes aspectos presentes nas atividades propostas durante as aulas. Dessa forma, contribuiremos diretamente para o desenvolvimento integral do praticante de luta.

Referências

AGRAMONTE, O. B. Classificación de los juegos en la lucha deportiva. EFDeportes, Buenos Aires, ano 8, n.47, abr.2002. disponível em https://www.efdeportes.com/efd47/cjuegos1.htm.  Acesso em: 20 jun. 2024.

ANDREATO, L. V.; MARCONDES, V. A. Iniciação aos esportes de combate – Brazillian Jiu-jitsu, Judô e Wrestling: fundamentos para elaboração de aulas para crianças e adultos. Manaus, AM: FRM Editora, 2022.

CARTAXO, A. C. Jogos de Combate: atividades recreativas e psicomotoras. Teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

FREITAS, J. L. de. Capoeira infantil: a arte de brincar com o próprio corpo. 4 ed. Curitiba: Editora Progressiva, 2013.

OLIVIER, J.C. La lutte à l’école. Paris: Nathan, 1993.

OLIVEIRA, S. R. L.; OLIVEIRA, V. ; VAGETTI, G. C. . Luta Olímpica: A teoria Bioecológica na formação esportiva. 1. ed. Londrina: Even3 Publicações, 2020. v. 1. 156p.

PETROV, R. Princípios de la lucha libre para niños y adolescentes. Federação Espanhola de Luta. Espanha, 1977.

PETROV, R. The ABC of Wrestling.Lausanne: FILA, 1996.

SANTOS, S. L. C., Jogos de oposição: nova proposta metodológica para o ensino de esportes de combate nas escolas.PHORTE, 2012.

SONODA NUNES, R. J.; OLIVEIRA, S. R. L. . O ensino das Manifestações de Luta: Utilizando o jogo como estratégia pedagógica. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2021. v. 1. 392p.

Gostaria de enviar seu artigo para a TATAME?

Para participar do projeto, basta entrar em contato através do e-mail abaixo e, seguindo as diretrizes especificadas, enviar o seu artigo. Não perca essa oportunidade!

CONTATO > [email protected]

DIRETRIZES DO PROJETO > clique aqui

print artigo 3Carlos Alves: PhD em Ciências do Movimento Humano e Treinamento Desportivo, Pesquisador, Fisiologista e Preparador Físico de Atletas UFC; Bellator; IBJJF / Brown Belt BJJ; Black Belt Muay Thai. e-mail[email protected] / Instagram: https://www.instagram.com/carlosalvesTreinador

 

 

 

print artigo 5João Paulo de Souza: Bacharel de Ed. Física. Esp. em Mixed Martial Arts, Ex-Atleta de MMA; Treinador de lutadores do UFC; Bellator; Black Belt BJJ; Muay Thai./ email: [email protected] / https://www.instagram.com/jptuba

 

 

 

print artigo 6Fábio Vieira: PhD em Ciências do Movimento Humano e Professor Associado da Logos University International – UNILOGOS / E-mail: [email protected] / Instagram: https://www.instagram.com/fabiovieiraphd

 

 

 

print artigo 7Sergio Oliveira: MsC em Educação Física, Professor de Wrestling; Autor dos best sellers “O Ensino das manifestações das lutas”; e “Luta Olimpica”.

E-mail: [email protected] / Instagram: https://www.instagram.com/sergiobolacha

 

 

print artigo 8Marco Aurelio: MsC. em Treinamento Desportivo Russia e Preparador Fisico de lutadores/ e-mail: [email protected] / Instagram: https://www.instagram.com/Prof_marco_aurelio_

 

 

 

Para conferir mais notícias sobre Jogos de Luta, clique aqui