Judô: Rafael Macedo conquista bronze, e Brasil encerra Grand Slam com cinco medalhas; saiba mais
Rafael Macedo conquistou o bronze no último dia do Grand Slam de Judô (Foto: Divulgação/CBJ)
O Brasil conquistou mais uma medalha no último dia do Grand Slam de Judô, em Antalya, na Turquia, no domingo (3), com o peso-médio Rafael Macedo (90kg). Ele faturou o bronze ao derrotar o canadense Louis Krieber-Gagnon por ippon. Rafael Buzacarini (100kg) também chegou à disputa por medalha, mas sofreu um waza-ari no combate com Aleksander Kukolj, da Sérvia, e ficou em quinto lugar.
- Judô: Brasil fecha primeiro dia do Grand Slam de Antalya com duas medalhas; confira
- Judô: novato Guilherme Schimidt é medalha de ouro no Grand Slam de Antalya; resultados
Foram três dias de competição, começando na sexta-feira (1), quando o Judô brasileiro arrematou uma prata com Willian Lima (66kg) e um bronze com Jéssica Lima (57kg). No sábado (2), Guilherme Schimidt (81kg) foi ouro e Maria Portela (70kg) bronze.
Assim, com um ouro, uma prata e três bronzes o país ficou em terceiro lugar na classificação geral entre os 63 países participantes do Grand Slam. No masculino, o Brasil ficou em segundo lugar geral, atrás apenas da Geórgia. Os georgianos lideraram no geral e a França ficou em segundo.
Show de ippon e vitória sobre campeão mundial
Macedo apresentou um Judô de alto nível técnico com belos golpes desde o início. Na primeira rodada, ippon sobre Darko Brasnjovic, da Sérvia, para começar com confiança. Na segunda luta, o brasileiro encarou o campeão mundial Noel Van’T End, da Holanda, e venceu a luta nas punições, chegando às quartas com ainda mais moral. Encarou Li Kochman, de Israel, em combate cheio de reviravoltas onde teve um ippon retirado antes de projetar Kochman novamente e avançar à semifinal.
Na penúltima luta, Macedo encarou um velho conhecido, o cubano Ivan Felipe Silva Morales, que conseguiu o ippon sobre o brasileiro para chegar à final. Ele confirmou o bom momento e faturou o ouro da categoria. No bronze, Macedo conseguiu mais uma bela projeção para vencer Krieber-Gagnon e conquistar sua primeira medalha no ciclo Paris 2024.
Outro destaque do Judô brasileiro, a medalhista olímpica Mayra Aguiar voltou a competir neste domingo depois da longa pausa após os Jogos de Tóquio, onde conquistou sua terceira medalha de bronze. Em Antalya, Mayra estreou com vitórias tranquilas sobre Migle Dudenaite, da Lituânia, e Inbar Lanir, de Israel. Mas, nas quartas, ela parou na holandesa Gusjee Steenhuis, que ficou com o ouro, e também não passou por Natasha Ausmaa, também holandesa, na repescagem.
O próximo compromisso da Seleção Brasileira de Judô será o Campeonato Pan-Americano e da Oceania, nos dias 15, 16 e 17 de abril, em Lima, Peru. Para mais informações sobre o calendário, acesse aqui.
Para conferir mais notícias sobre Judô, clique aqui