Ronda ‘choca’ ao revelar que até jabs causaram sintomas de concussão em sua trajetória no UFC

Ronda Rousey deu mais detalhes sobre seu histórico de concussões, que forçaram sua aposentadoria precoce do MMA; veja

Ronda ‘choca’ ao revelar que até jabs causaram sintomas de concussão em sua trajetória no UFC

Ronda Rousey deu mais detalhes sobre seu histórico de concussões, que forçaram sua aposentadoria precoce do MMA (Foto: Divulgação/UFC)

Ex-campeã peso-galo do UFC e tida por muitos como um dos principais nomes da história do MMA feminino, Ronda Rousey está aposentada do esporte desde dezembro de 2016, mas nos últimos dias, fez uma revelação que chamou bastante a atenção dos fãs.

Em uma live na sua conta oficial do Instagram, a americana abriu o jogo e disse que a verdadeira causa para a sua aposentadoria precoce do MMA aconteceu por conta de um histórico grave de concussões, que nunca havia sido falado por ela ao longo da sua carreira. Ronda Rousey revelou que já havia sofrido uma série de concussões “terríveis” durante sua carreira no Judô e que isso influenciou diretamente na decisão de se aposentar após duas derrotas consecutivas por nocaute no MMA, para Holly Holm e Amanda Nunes, respectivamente.

Em entrevista ao “Cageside Seats”, “Rowdy” descreveu o quão graves eram seus sintomas de concussão: “Tive um histórico de concussões muito grande antes mesmo de iniciar minha carreira no MMA. Durante toda a minha carreira no Judô, que durou cerca de 10 anos, na verdade, senti sintomas de concussão com frequência durante uma década inteira”, disse a ex-campeã do UFC, que seguiu:

“Cada vez que você sofre uma concussão, é mais fácil sofrer uma próxima. E então eu vinha acumulando concussão após concussão por tantos anos que, quando entrei no MMA, se eu acertasse algum tipo de golpe significativo, estaria vendo estrelas, o que não é normal.

Chegou ao ponto em que, se eu fosse tocada, recebesse um jab, começaria a ter sintomas de concussão e não poderia contar ao meu treinador sobre isso. Eu não poderia contar a Dana (White) sobre isso, porque eles iriam me aposentar. Eles não me deixariam lutar, e eu não estava pronta para isso. Eu não estava pronta para admitir que não conseguiria fazer tudo perfeitamente, porque foi nisso que eu tive que acreditar para poder estar nesse nível”.

Duas semanas antes da fatídica luta contra Holly Holm, que marcou sua primeira derrota no MMA com um nocaute brutal e o início do fim da sua carreira no UFC, Ronda Rousey caiu de uma escada e desmaiou. A americana revelou que já entrou naquela luta sofrendo de sintomas de concussão, e segundo ela, as coisas já passaram a dar “muito errado” desde o primeiro soco que recebeu.

“A primeira vez que fui tocada naquela luta (contra Holly Holm), todos os meus dentes inferiores foram arrancados. Fiquei completamente de pé durante toda a luta. Eu simplesmente não conseguia ver o quão longe ela estava de mim, se é que isso faz sentido. E eu não estava vendo as coisas tão rapidamente. Geralmente, quando luto, o tempo dilata e vejo tudo em câmera lenta. Era como se eu estivesse em uma névoa onde eu não conseguia dizer o alcance e nem nada”, finalizou.

Atualmente com 37 anos, Ronda Rousey contabilizou 12 vitórias, sendo nove delas por finalização, e duas derrotas, como já citadas, para Amanda Nunes e Holly Holm. Em sua trajetória no UFC, “Rowdy” derrotou nomes como Liz Carmouche, Miesha Tate, Sara McMann, Alexis Davis, Cat Zingano e Bethe Correia. Após sua aposentadoria do MMA, a americana migrou para a WWE, renomado evento de lutas coreografadas.

Para conferir mais notícias sobre Ronda Rousey, clique aqui