Coluna da Arte Suave: o Jiu-Jitsu e sua importância em diversas áreas da vida; leia e saiba mais

Em novo artigo na TATAME, professor Luiz Dias fala sobre a importância do Jiu-Jitsu para diversos aspectos da vida; confira

Coluna da Arte Suave: o Jiu-Jitsu e sua importância em diversas áreas da vida; leia e saiba mais

Em novo artigo na TATAME, professor Luiz Dias fala sobre a importância do Jiu-Jitsu para diversos aspectos da vida (Foto: Reprodução)

Ter o Jiu-Jitsu como um estilo e filosofia de vida. Muitos perguntam porque escolhi o Jiu-Jitsu sendo o caminho para a minha vida. Eu sempre respondo que, quando você percebe como a arte suave é um agente transformador da sua mente e os benefícios que ela traz na sua qualidade de vida, você acaba tendo o esporte cada vez mais presente na sua vida. 

O Jiu-Jitsu te traz cada vez mais calma, já que no treino, vai estar sempre pensando sob pressão. A perspectiva do próximo treino ou a chegada de um campeonato sempre te deixa focado. A cada treino você evolui, tanto física como mentalmente. Eu creio que essas pressões sejam um dos principais motivacionais para o progresso no seu Jiu-Jitsu e na sua vida pessoal, na maneira de construir seus pensamentos e ações no cotidiano. 

Assim você vai também trazendo isso para a sua vida pessoal. Eu tenho certeza que as superações de momentos difíceis que tive na vida, do controle emocional que precisei ter, eu devo muito à nossa arte suave. Você aprende a construir seus pensamentos, em ter foco e respeitar o seu adversário de treino, nas vicissitudes da vida, a pensar nas possibilidades e estratégias que acabamos usando em situações profissionais e até mesmo em nossas vidas pessoais. 

O Jiu-Jitsu “mental” está dentro de cada um de nós. Eu aplico isso direto. Eu acredito no Jiu-Jitsu como um fator importante para fortalecermos a nossa autoconfiança, para dar alicerce e ajudar a superar nossos medos, traumas e vícios. Eu acredito que o aprendizado é constante. Quando você está de mente vazia, ela pode ser receptiva e aprender novas posições e perceber novas possibilidades apresentadas por outro lutador. 

Sempre escuto e presto atenção quando vêm me mostrar posições, porque pode ser um detalhe muito importante. Como ter calma para avaliar cada situação em nossas vidas. Mesmo nesses dias difíceis, não podemos desistir dos nossos focos. 

Conversando com o professor José Roberto Camargo, líder da academia Rio Jiu-Jitsu Oldschool, ele materializou essa experiência de ter o Jiu-Jitsu como um caminho de vida, de sua superação em dificuldades em sua vida pessoal num livro com o título “Pra ser humano”, com prefácio do Grande Mestre João Alberto Barreto, um ícone da nossa Arte Suave. Vale a pena a leitura desse livro, escrito em parceria com Patrícia Beltrão. Nunca desista de você mesmo e de suas metas de vida, dentro e fora dos tatames. Parar de treinar não te ajudará em nada, pelo contrário. Bons treinos! OSS!

Para mais informações, veja www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. Também conheça o www.geracaoartesuave.com.br/.

* Por Luiz Dias

Em seu novo artigo, o professor de Jiu-Jitsu Luiz Dias falou sobre metas e objetivos que os atletas podem adotar para o ano de 2024 (Foto: Reprodução)

Para conferir mais notícias sobre Jiu-Jitsu, clique aqui