Coluna da Arte Suave: Defesa Pessoal – ensinar ou não? Professor Luiz Dias analisa o tema; confira

Em seu novo artigo, o professor Luiz Dias falou sobre a importância da Defesa Pessoal no dia a dia dos praticantes de Jiu-Jitsu

Coluna da Arte Suave: Defesa Pessoal – ensinar ou não? Professor Luiz Dias analisa o tema; confira

Em seu novo artigo, o professor Luiz Dias falou sobre a importância da Defesa Pessoal no dia a dia dos praticantes de Jiu-Jitsu (Foto: Reprodução)

Eu estava na praia e, na conversa, um dos meus amigos me apresentou um amigo que abriu sua academia de Jiu-Jitsu em seu estado de origem recentemente. É claro, a conversa entrou nesse assunto. E durante a conversa, eu perguntei se ele ensinava Defesa  Pessoal  em suas aulas. Para o meu espanto, ele respondeu que não, porque Defesa Pessoal não é atual, e nos dias de hoje, não é mais necessário. 

Realmente não acreditei no que tinha ouvido e perguntei: Defesa Pessoal não é atual? Como assim? E ele confirmou que não é mais necessária. Infelizmente, muitas academias não praticam mais Defesa Pessoal, colocando o foco apenas nos campeonatos, em busca de medalhas e títulos. É claro que ser campeão sempre é gratificante. Ser um campeão, trazer títulos para a sua academia, se testar com lutadores de outras escolas… Isso sempre traz evolução em seu Jiu-Jitsu. 

Mas daí você desqualificar o ensino da Defesa Pessoal, limitando o Jiu-Jitsu somente para as competições, creio ser um erro. Argumentei, então, citando as notícias que envolvem mulheres, que em todas as idades sofrem assédios de diferentes tipos, assim como o bullying nos colégios em todos os níveis acadêmicos, até no meio universitário também. Como não ensinar a se defender de uma cadeirada, as mulheres ao se defender de um puxão de cabelo, ou a um abraço forçado em um evento social? 

Fica aqui a minha discordância. Eu creio ser importante ensinar Defesa Pessoal, saber se defender de uma ameaça de agressão física como. Mas ele continuou afirmando como se não precisasse. Saber Defesa Pessoal sempre te traz uma autoconfiança, um equilíbrio emocional para saber como agir em qualquer situação de pressão. 

Conversando com o GM Reyson Gracie, comentei com ele a visão de muitos professores sobre ensinar ou não Defesa Pessoal, e ele deu sua opinião sobre o aluno aprender Defesa Pessoal: “O Jiu-Jitsu em si já é Defesa Pessoal. O que acontece é que a grande maioria de instrutores, professores, etc., que andam por aí, não tem preparo didático, nem metodologia para transmitir conhecimentos a quem tem mais urgência de aprender a se defender, mas não quer ser lutador ou competidor, quer apenas aprender a se defender e deixar de ser vítima de bullying, trote escolar e etc. O Jiu-Jitsu é mais para quem realmente precisa do que já é lutador por natureza”.

Eu acredito que a Defesa Pessoal é bom saber e nunca precisar usar, do que precisar usar e não saber. Bons treinos. OSS! 

Para mais informações, veja www.instagram.com/luizdiasbjj/ ou entre em contato pelo e-mail [email protected]. Também conheça o www.geracaoartesuave.com.br/.

* Por Luiz Dias

artigo defesa pessoal 1

Para conferir mais notícias sobre Jiu-Jitsu e Defesa Pessoal, clique aqui